Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

USP anuncia que vai pagar conserto de carros atingidos por árvore que caiu na zona oeste de São Paulo

Em nota, a Faculdade de Saúde Pública exaltou o fato de ninguém ter morrido e agradeceu a ajuda de uma equipe do IML que retornava do litoral norte

São Paulo|Do R7

Queda de árvore atingiu alguns carros em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista
Queda de árvore atingiu alguns carros em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista

A USP (Universidade de São Paulo) anunciou, nesta quinta-feira (23), que vai pagar o conserto dos carros atingidos por uma árvore que caiu na rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, na última terça-feira (21).

A direção da Faculdade de Saúde Pública, dona do terreno onde estava a árvore, informou que vai "arcar com todas as responsabilidades e danos causados às pessoas e ao patrimônio material atingido".

Na ocasião, um carro com cinco pessoas passava pelo local e foi impactado pelos galhos. As vítimas ficaram presas às ferragens e precisaram ser resgatadas, mas foram retiradas sem ferimentos graves.

Os ocupantes foram atendidos imediatamente no Complexo do Hospital das Clínicas, que fica a poucos metros do local do incidente. A direção da Faculdade de Saúde Pública agradeceu especialmente a uma equipe do IML (Instituto Médico Legal) que "acabava de chegar do socorro às vítimas das fortes chuvas ocorridas no litoral Norte do estado de São Paulo".

Publicidade

"Felizmente, o acidente não resultou em vítimas fatais. A família que estava no interior do veículo atingido pela árvore sofreu ferimentos leves, sendo prontamente atendida no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas", destacou a USP em nota.

Queda de árvore

O incidente ocorreu durante o feriado de Carnaval, por volta das 18h de terça-feira. Naquele momento, chovia forte na zona oeste. Com a ajuda da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e de técnicos da prefeitura de São Paulo, o trânsito foi liberado durante a noite e a madrugada. Na manhã de quarta (22), o fluxo era parcial no local.

Publicidade

A USP informou que apura as razões da queda. "Os motivos da queda ainda estão sendo melhor investigados, mas há indícios de que a forte ventania e o encharcamento do terreno causado pelo excesso de água da chuva causaram a instabilidade na árvore, que, ao cair, arrastou outras duas árvores e também um poste", disse a instituição.

Em seguida, a universidade destacou que "a queda da eletricidade não afetou o fornecimento aos hospitais da região e nem da própria FSP. Apesar da destruição da rede elétrica, o serviço foi restabelecido rapidamente pela Enel".

Leia a nota na íntegra

A Direção da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo vem a público expressar sua consternação e registrar que está acompanhando de perto o acidente ocorrido com uma árvore no campus. Cabe ressaltar que a Universidade de São Paulo irá arcar com todas as responsabilidades e danos causados às pessoas e ao patrimônio material atingido. Felizmente, o acidente não resultou em vítimas fatais. A família que estava no interior do veículo atingido pela árvore sofreu ferimentos leves, sendo prontamente atendida no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.

A queda da árvore ocorreu no feriado de Carnaval, no dia 21 de fevereiro, por volta das 18h, durante a forte chuva ocorrida nessa data. Na quarta-feira pela manhã, o trânsito já estava liberado parcialmente no local, graças à prontidão dos técnicos da Prefeitura Municipal de São Paulo e dos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Os motivos da queda ainda estão sendo melhor investigados, mas há indícios de que a forte ventania e o encharcamento do terreno causado pelo excesso de água da chuva causaram a instabilidade na árvore, que, ao cair, arrastou outras duas árvores e também um poste. A queda da eletricidade não afetou o fornecimento aos hospitais da região e nem da própria FSP. Apesar da destruição da rede elétrica, o serviço foi restabelecido rapidamente pela Enel.

A FSP-USP acompanha periodicamente a saúde das árvores no campus. A unidade em questão não aparentava sinais de fragilidade; portanto, estava sadia, sem indicações de que haveria risco de queda.

A Direção da Faculdade reitera sua consternação e preocupação sobre o ocorrido e vem a público esclarecer que está em estrita observância da saúde das árvores do campus. A Direção expressa seu agradecimento aos técnicos da Prefeitura, da CET, da Enel e do Corpo de Bombeiros.

Em especial, a FSP-USP agradece ao Instituto da Criança do HCFMUSP, que rapidamente atendeu aos feridos, e também à equipe do Instituto Médico Legal que ajudou nas providências de remoção dos escombros antes da chegada dos socorristas e do Corpo de Bombeiros ao local. Vale mencionar que esta equipe do IML acabava de chegar do socorro às vítimas das fortes chuvas ocorridas no litoral Norte do estado de São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.