São Paulo Veja o que abre e o que fecha em São Paulo nesta quinta-feira

Veja o que abre e o que fecha em São Paulo nesta quinta-feira

Os postos do Poupatempo estarão fechados hoje, mas funcionarão na sexta-feira. Rodízio de carros está suspenso em ambos os dias

Comércio fechado na região central de São Paulo

Comércio fechado na região central de São Paulo

TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL - 29.03.2021

A celebração de Corphus Christi altera o funcionamento de serviços em São Paulo nesta quinta-feira (16). Bancos e unidades do Poupatempo não funcionarão, e o rodízio municipal de veículos estará suspenso.

Apesar das mudanças, a data não será um feriado. Por meio de um decreto em março de 2021, o então prefeito Bruno Covas (PSDB) antecipou o feriado de Corpus Christi daquele ano e também o de 2022 com o objetivo de reduzir a circulação na cidade em estratégia de combate à Covid-19. 

Nesta quinta (16), portanto, haverá um ponto facultativo para servidores municipais. Além disso, parte das empresas acertou a concessão de folgas para seus funcionários, o que ajudará a dar uma cara de feriadão à capital. 

Também haverá alteração no funcionamento dos serviços. Confira abaixo o que abre e o que fecha na quinta e na sexta-feira (17).

Unidades de saúde

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) informa que algumas unidades da capital paulista terão funcionamento alterado nesta quinta-feira. Toda a rede atenderá normalmente na sexta-feira.

Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto na quinta-feira (16):

- Hospitais e prontos-socorros;
- HDs (Hospitais- Dia);
- AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) 24h;
- UPAs (Unidades de Pronto Atendimento);
- Caps AD IV (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IV Redenção);
- Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência);
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde)

Estarão fechados:

- UBSs (Unidades Básicas de Saúde),
- Ceccos (Centros de Convivência e Cooperativa) e os CERs (Centros Especializados em Reabilitação);
- RME (Rede Municipal Especializada) em IST/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis);
- AMAs Especialidades.

Demais serviços:

- Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas na sexta-feira (17), das 7h às 19h;
- Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps III) funcionarão nesta quinta-feira (16) apenas com demandas internas;
- As três unidades dos hospitais veterinários das zonas norte, sul e leste estarão fechadas nesta quinta-feira (16) e funcionam normalmente nesta sexta-feira (17);
- A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) funcionará em regime de plantão nesta quinta-feira (16);
- O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos não estará aberto ao público nesta quinta-feira (16) e o atendimento retorna na sexta-feira (17);
- CCI (Centro de Controle de Intoxicações) funcionará na quinta-feira (16).

Além desses equipamentos, a Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), a DVZ (Divisão de Vigilância em Zoonoses) e a DVE (Divisão de Vigilância Epidemiológica) estarão em regime de plantão.

Vacinação

Na quinta-feira, as campanhas de vacinação contra Covid-19, gripe e multivacinação, para todos os públicos elegíveis, ocorrerão nas AMASs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

Na sexta-feira, com a rede toda aberta, a vacinação estará disponível nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e nos megapostos das 8h às 17h.

No sábado (18), a população poderá se vacinar nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. No domingo (19), a vacinação estará disponível nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Ceret e da Juventude. Os postos da avenida Paulista não vacinarão neste domingo, devido à realização da Parada do Orgulho LGBT.

Também estarão disponíveis vacinas contra a gripe para o público elegível, além de imunizantes da campanha de multivacinação para as crianças a partir de seis meses de idade.

Na multivacinação voltada ao público infantil, são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, VIP (vacina inativada poliomielite), VOP (vacina oral poliomielite), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

Bancos

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias na quinta-feira. Na sexta-feira, o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente. Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira.

Rodízio

O rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na quinta e na sexta-feira, em razão do ponto facultativo.  

As demais restrições existentes na cidade serão mantidas ao longo da quinta  e sexta-feira:

• Rodízio de veículos pesados (caminhões)
• Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões
• Zona de Máxima Restrição aos Fretados

Também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados nesta quinta-feira (16) em virtude do feriado de Corpus Christi. O atendimento retorna no horário habitual de cada posto na sexta-feira (17).

Bom Prato

Durante o feriado de Corpus Christi, estarão em funcionamento apenas os restaurantes do Bom Prato das unidades 25 de Março, Brás, Campos Elíseos, Guaianases, Lapa e São Mateus. Essas unidades também abrem aos sábados e domingos.

Na sexta-feira (17), todos os 63 restaurantes do programa estarão em funcionamento.

Já no sábado (18), além dos restaurantes mencionados, também funcionam as unidades de Bauru, Campinas, Carapicuíba, Franca, Rio Claro, Santos I, São José dos Campos e Taubaté.

Últimas