Veja quais são os radares que mais aplicam multas em São Paulo
Infrações mais comuns são de motoristas flagrados acima da velocidade permitida para vias e desrespeito ao rodízio municipal de veículos
São Paulo|Do R7, com Record TV
De janeiro a junho de 2019, 99.717 multas foram aplicadas na cidade de São Paulo. O número é 9% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado e as ocorrências mais comuns são de motoristas flagrados acima da velocidade ou desrespeitando o rodízio municipal de veículos. As informações são do jornal SP no Ar, da Record TV.
O radar que mais teve infrações registradas nos seis primeiros meses deste ano fica localizado na entrada do túnel do Complexo Viário Ayrton Senna, próximo ao Parque Ibirapuera, na zona sul.
Sérgio Costa, especialista em trânsito, explica que, nesse radar específico, o motorista vem de "uma via com trânsito rápido" e, quando ele entra no túnel, a velocidade da via cai para 50 km/h. "Ele não espera e passa acima do limite", diz.
"A CET poderia colocar sinalização anteriormente, induzindo mais fortemente para que o motorista reduzisse a velocidade para 50 km/h", afirma Costa.
Em segundo lugar no ranking está o radar da Avenida Jacu Pêssego, que registrou 38.891 infrações nos seis primeiros do ano. Em seguida, o equipamento da Av. dos Bandeirantes, sentido Imigrantes, logo após a Av. Washingyon Luís, com 35.911 ocorrências. Em quarto, o radar da Av. Santos Dummont, sentido centro, registrou 32.535 flagrantes. Na quinta posição, na Av. 23 de Maio, sentido aeroporto, 32.508 multas foram aplicadas.
Juntos, os cinco radares marcaram mais de 1.300 flagrantes por dia na capital paulistana.
"Tem locais em que o motorista não consegue enxergar a sinalização. Ele tem um ou dois segundos para tomar essa decisão. Então ele vê árvore, carro passando, propaganda, etc, e quando ele atenta para a placa já está em cima", explica o especialista em trânsito.