Logo R7.com
RecordPlus

Ventos fortes em SP: saiba como se proteger

Ventania resultou em queda de árvores, apagões pelos bairros da cidade e até na destruição de um posto de gasolina

São Paulo|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ventos fortes de até 100 Km/h afetaram São Paulo, causando queda de árvores e falta de energia para 1,5 milhão de imóveis.
  • A Defesa Civil recomenda evitar abrigo próximo a estruturas metálicas e locais propensos a alagamentos.
  • A central da Defesa Civil monitora condições meteorológicas 24 horas para alertar a população sobre riscos.
  • Alertas da Defesa Civil estão disponíveis no Instagram e via celular, e a população deve prestar atenção a essas notificações.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nesta quarta (10), os moradores de São Paulo enfrentaram as rajadas de vento que chegaram a 100 Km/h. No dia seguinte, a capital paulista precisa lidar com as consequências. Segundo a Enel (Entidade Nacional de Energia Elétrica), mais de 1,5 milhão de imóveis estão sem energia e inúmeras árvores sendo derrubadas com a força da ventania, que foi resultado da ação de um ciclone extratropical que já se afastou do estado. Agora as chances de chuva e tempestades diminuíram. Ainda assim, fica a dúvida, como se proteger destes eventos?

A porta-voz da Defesa Civil, Tenente Ludmyla Alcântara, foi entrevistada pelo Conexão Record News desta quinta (11) para responder à pergunta. O principal conselho é que em casos como esse o ideal é evitar se abrigar próximo de estruturas metálicas, próximo de árvores, placas, postes e locais externos. Ela também destaca que lugares propícios para alagamentos ou deslizamentos de terra não são as melhores opções. “É importante a pessoa que já conhece aquela região, já tomar a devida cautela e se proteger”.


Ela lembrou da existência da central do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, uma base que possui um time de meteorologistas e agentes da Defesa Civil que trabalha 24 horas por dia para acompanhar as mudanças de temperatura. “Toda vez que a gente tem uma previsão de um ciclone, rajada de ventos, uma frente fria, chuvas intensas, esse time alerta para nós e então repassamos isso pra população.” Ela adiciona que durante os eventos desta semana, o Gabinete de Crise, um órgão que reúne o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Sabesp, foi acionado para ajudar no reparo dos danos.

Ludmyla destaca a importância de dar atenção aos alertas emitidos pela Defesa Civil e diz que eles estão disponíveis pelo Instagram (@defesacivilsp) ou com o alerta cell broadcast, “Aquele aviso famoso que toca os celulares simultaneamente, a gente recomenda que não desconsiderem ele”.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.