Final de semana do Natal terá calor em todo o país e chuvas ao fim da tarde em São Paulo
Há potencial para rajadas de vento, alagamentos e granizo na capital paulista, que terá verão mais quente dos últimos dois anos
São Paulo|Do R7

Influenciado pelo fenômeno El Niño, o feriado de Natal será quente em todas as regiões do país, segundo o Climatempo. As fortes chuvas ocorrerão de forma concentrada no Sul e no Sudeste do país, enquanto o Norte continuará com o clima abafado.
Nos dias 24 e 25 de dezembro, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê céu aberto e altas temperaturas no Nordeste.
Um corredor de umidade vai descer da Amazônia e trazer precipitações ao Rio e a São Paulo. No Sul, devem cair chuvas intensas, principalmente no dia 25, quando uma frente fria alivia o clima da região.
Como será o Natal em São Paulo
Neste final de semana, a capital paulista, que sofrerá com o verão mais quente dos últimos anos, terá pancadas de chuva e trovoadas entre o fim da tarde e o início da noite — elas devem vir acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e até granizo.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
No sábado (23), a mínima deve ser de 21°C e máxima, de 32°C. Nesse dia, Thomaz Garcia, meteorologista do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), afirma que as "precipitações tendem a ser mais generalizadas, devido ao calor associado a altos índices de umidade do ar".
No domingo (24), véspera de Natal, os termômetros da capital paulista registram mínima de 21°C e máxima de 29°C. No período da tarde, as condições de chuvas isoladas retornam, mas não devem se estender ao período da noite.
Já a segunda-feira (25) começará ensolarada: as temperaturas oscilam entre a mínima de 21°C e a máxima de 33°C. Na parte da tarde, há risco de alagamentos.
O tempo continua instável na próxima semana, devido à atuação de uma frente fria que passa pelo litoral paulista e contribui para a diminuição do calor a partir da quinta-feira (28).
Grande SP terá o verão mais quente dos últimos dois anos

Um relatório da OMM (Organização Mundial de Meteorologia) revela que o El Niño será mais forte nesta temporada e deve perdurar até abril.
O verão, portanto, tende a ser mais quente e abafado do que o dos últimos dois anos — principalmente na Grande São Paulo, onde os dias quentes devem ser atenuados pela alta umidade do ar.
O Climatempo, contudo, alerta para riscos de alagamentos e transbordamento de córregos com a previsão de chuvas diárias para a região entre janeiro e fevereiro.
Verão começa hoje; saiba como será a estação mais quente do ano em todo o país
O verão chegou! A estação mais quente do ano começou à 0h27 desta sexta-feira (22) no Hemisfério Sul. Fortemente influenciado pelo El Niño, o verão de 2024 no Brasil "não será normal", de acordo com a agência de meteorologia Climatempo. O fenômeno deve...
O verão chegou! A estação mais quente do ano começou à 0h27 desta sexta-feira (22) no Hemisfério Sul. Fortemente influenciado pelo El Niño, o verão de 2024 no Brasil "não será normal", de acordo com a agência de meteorologia Climatempo. O fenômeno deve provocar mais chuvas no Sul do país e redução das precipitações na região Norte — o que vai atrasar a recuperação do nível de água dos rios. Além disso, o El Niño pode alterar a distribuição da chuva sobre o Sudeste e o Centro-Oeste







