Via alternativa à pista local da marginal Tietê está em construção
Segundo prefeitura, obra emergencial fica pronta em 48 horas e é realizada pela Acciona, responsável pela Linha 6-Laranja do Metrô
São Paulo|Do R7
Teve início nesta quinta-feira (3) uma obra emergencial que pretende melhorar a fluidez do trânsito na marginal Tietê depois que uma cratera surgiu e interditou as faixas da pista local sentido Ayrton Senna. Uma nova via vai fazer a conexão da rua Aquinos com a pista local da marginal. A previsão é que seja concluída nas próximas 48 horas, segundo a prefeitura.
A pista de rolamento é construída pela empresa Acciona, responsável pela Linha 6-Laranja do Metrô, e atende ao projeto de desvio de tráfego da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A via terá 10 m de largura e vai receber veículos e motos que trafegam pela pista local da marginal, que ainda não tem data de liberação prevista. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) esteve no local na manhã desta sexta-feira (4).
Leia também
“Foi necessário fazermos decretos para a requisição administrativa de três imóveis e agora devemos concluir a intervenção até a segunda-feira [7], dependendo da chuva. Com o desvio, a gente aumenta apenas 200 m com relação ao percurso que [os veículos] fariam utilizando a marginal. É uma ação rápida e importante, que tem todos os custos arcados pela Acciona”, afirmou o prefeito.
A ideia é que a nova via seja temporária. Com a liberação da pista local da marginal Tietê, os imóveis poderão ser devolvidos aos proprietários. Enquanto isso, o trânsito na região do acidente será monitorado 24 horas.
Linhas de ônibus
A nova pista tem também o objetivo de servir como desvio para cinco linhas de ônibus que transportam quase 40 mil pessoas que tiveram os deslocamentos prejudicados. A linha de ônibus 9047/10 Jd. Paulistano-Lapa continua sendo desviada.
A nova via pretende desafogar o trânsito nas avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente. A recomendação é que os motoristas evitem a marginal Tietê e a região do acidente, próximo à ponte do Piqueri.
O rodízio municipal de veículos está suspenso e retorna na próxima segunda-feira (7). A zona azul e a proibição de circulação de veículos pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus estão mantidas.