Vídeo mostra abordagem agressiva de PMs em SP; até mulheres são atacadas e saem feridas
Versão dos policiais e das testemunhas difere. Jovens comemoravam aniversário em adega quando os agentes chegaram
São Paulo|Isabelle Gandolphi, da Agência Record
Vídeos gravados por populares mostraram uma confusão intensa entre a Polícia Militar e moradores do Jardim Emília, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, na madrugada de domingo (29). Nas imagens gravadas, é possível ouvir gritaria e ver dois agentes que atacam mulheres; uma é agredida com um cassetete e outra é empurrada no chão.
A confusão ocorreu em uma adega localizada na avenida Marginal, por volta das 2h50. De acordo com o relato de uma testemunha, os amigos estavam comemorando um aniversário no local, quando um dos jovens pegou a moto e pediu a um colega que tirasse foto enquanto ele pilotava.
Entretanto, o homem saiu com a moto sem o capacete. Em um trajeto com cerca de 20 metros, quando ele já estava voltando para a adega, a polícia o seguiu.
As imagens do circuito de segurança do estabelecimento mostram o momento em que os policiais chegam e mostram a arma ao jovem. Mesmo não esboçando reação, os agentes partem para cima dele.
Nesse momento, a mãe dele, que também estava no local, tenta defendê-lo, é empurrada por um dos agentes e cai no chão. A briga continua, até que outra mulher tenta conversar com os policiais e é agredida com um cassetete.
Por meio de nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) contou outra versão. Segundo os policiais envolvidos na confusão, eles pediram ao jovem que descesse da moto, mas não foram obedecidos e o perseguiram até a adega.
Leia também
No local, foram recebidos com hostilidade. Os agentes chegaram a jogar spray de pimenta nas pessoas que estavam na adega.
Um dos jovens deu um soco na viatura e, por isso, ele e três pessoas foram detidas, acusadas de dano ao patrimônio público e desacato.
Ainda segundo a SSP, um inquérito policial foi instaurado para apurar todas as circunstâncias do fato. "As imagens das câmeras dos policiais serão analisadas, testemunhas serão ouvidas e diligências serão realizadas para esclarecer a dinâmica da ação", escreveu.