Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vídeos mostram PMs espancando jovem rendido em SP

Nas imagens, é possível ver o rapaz sentado em uma escada em uma viela cercado por policiais. Um deles atinge o rapaz na perna e no rosto

São Paulo|Letícia Dauer, da Agência Record, e Kaique Dalapola, do R7


Agressão foi flagrada por vídeo
Agressão foi flagrada por vídeo

Vídeos mostram policiais militares agredindo um rapaz de 27 anos com cassetete, socos e chutes, na madrugada deste sábado (13), na região do Jaçanã, zona norte de São Paulo.

Em uma das filmagens, é possível ver o rapaz sentado em uma escada em uma viela cercado por policiais. Pelo menos cinco agentes da 1ª Companhia do 43° Batalhão, que atende a área do Jaçanã, aparecem no vídeo. O outro vídeo mostra mais agressões dos policiais, que espancam o jovem rendido.

No início da abordagem, um dos policiais se aproxima do jovem e acerta sua perna esquerda com um cassetete. Em seguida, joga o bastão no rosto da vítima. No vídeo gravado posteriormente, os policiais agridem o rapaz mais violentamente.

Questionada pelo R7, a Polícia Militar disse que "assim que tomou conhecimento das imagens, instaurou um Inquérito Policial Militar por abuso de autoridade contra os policiais, que foram imediatamente afastados do serviço operacional".

Publicidade

Conforme o procedimento em casos de arbitrariedades praticadas por PMs, a Corregedoria da Polícia Militar foi acionada e acompanha o caso. A polícia disse ainda que "não compactua com desvios de conduta e investiga rigorosamente toda e qualquer denúncia contra seus agentes".

Em rede social, o governador de São Paulo, João Doria, disse que é "absolutamente condenável as atitudes dos policiais militares que abusaram da força". "Os policiais envolvidos foram afastados e serão submetidos a inquérito", afirmou.

Publicidade

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, por meio de nota, disse que os excessos registrados "não condizem com as práticas da Polícia Militar, que diariamente atende a mais de 80 mil chamados para proteger e salvar vidas".

A pasta também ressaltou que os policias envolvidos filmados praticando as agressões foram afastados de suas funções e são alvos de investigação. "A Corregedoria acompanha de perto as investigações e o Ministério Público será notificado. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo não tolera desvios de conduta e apura com rigor todas as denúncias".

Confira os vídeos:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.