Logo R7.com
RecordPlus

A culpa é do remédio? Entenda a associação entre canetas emagrecedoras e pancreatite

Segundo especialista, inflamação no pâncreas não é gerada pelo medicamento em si; entenda

Saúde|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • ANVISA alerta sobre o uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento médico.
  • Reino Unido associa uso desses remédios à pancreatite aguda.
  • Especialista afirma que a pancreatite pode estar relacionada à predisposição dos pacientes e à perda rápida de peso.
  • Recomenda-se usar canetas emagrecedoras somente com supervisão médica e de fontes confiáveis.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu nesta segunda (9) um alerta para o uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento médico. Na semana passada, o Reino Unido já havia alertado a população associando esse tipo de remédio à pancreatite aguda. No Brasil, de 2020 até dezembro de 2025, houve o registro de 145 notificações de casos de pancreatite e seis mortes que estão sob investigação.

Segundo Alexandre Hohl, diretor da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), a ocorrência de casos de pancreatite em quem faz uso de tirzepatida e semaglutida, medicamentos aplicados via canetas, não está relacionada ao remédio em si. Isso porque os pacientes que usam essas canetas, à medida em que enfrentam a obesidade, já apresentam uma predisposição para a inflamação no pâncreas.


“As principais causas de pancreatite aguda são pedra na vesícula, que na saída da vesícula entope e esse entupimento gera inflamação do pâncreas. Hipertrigliceridemia, que é triglicerídeo muito alto, também pode levar à pancreatite. E o interessante de toda essa história é que as pessoas que usam esses medicamentos têm maior risco para pedra na vesícula quanto para hipertrigliceridemia, que são pessoas com diabetes, pessoas com obesidade, e esse é um ponto super importante”, esclarece.

Ainda segundo Hohl, outro fator que contribui para a pancreatite é o processo acelerado de perda de peso. “Quem faz cirurgia bariátrica e emagrece muito rápido pode ter aumento de risco de pedra na vesícula e de pancreatite. Então se usar esses medicamentos e o emagrecimento for muito rápido, a culpa não foi do remédio causando inflamação no pâncreas, mas do emagrecimento muito rápido”, ressalta.


Dessa forma, o especialista reitera a recomendação da Anvisa. As canetas emagrecedoras só devem ser usadas com acompanhamento médico e nunca compradas de fonte desconhecida.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.