A vacina da gripe protege contra a nova variante K? Médica explica
OMS emite alerta para a nova ramificação do vírus, que provoca mesmos sintomas da doença habitual
Saúde|Do R7
A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um alerta para a próxima temporada de gripe, prevista para o fim deste ano e o início do próximo. O comunicado foi feito após a identificação de um aumento da circulação do vírus influenza em várias partes do mundo, através da variante genética “K”.
A nova ramificação genética do vírus da gripe sazonal, também conhecida como H3N2, provoca os mesmos sintomas das gripes habituais, explica a infectologista e epidemiologista Luana Araújo. Em entrevista ao News das 19h, ela conta que a doença começou a se espalhar pelo Hemisfério Norte, o que levou a uma onda mais precoce e mais intensa nesses lugares.
Sobre a possibilidade de prevenção através da vacina da gripe, a médica destaca que ela traz um grau de proteção, ainda que não tão eficaz quanto para as variantes tradicionais.
“Como essa variante veio surpreendendo o cenário, ela ainda não está exatamente otimizada nessa vacina. Mas a vacina que a gente tem já ajuda dentro do contexto das outras medidas de prevenção, é mais uma ferramenta que ajuda a reduzir o risco de doença grave”, defende.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!














