Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Adoçante sucralose danifica o DNA, revela estudo

Alterações no material genético seriam capazes de causar câncer e originar doenças hereditárias

Saúde|Do R7

Alterações no DNA podem causar câncer e doenças hereditárias
Alterações no DNA podem causar câncer e doenças hereditárias Alterações no DNA podem causar câncer e doenças hereditárias

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, constatou que uma substância formada na digestão do adoçante sintético sucralose é genotóxica, ou seja, é capaz de induzir a alterações no material genético (DNA). De acordo com o SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), tais mudanças do DNA são responsáveis pelo surgimento de cânceres e algumas doenças hereditárias. 

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um alerta sobre os adoçantes, classificando-os como perigosos para a saúde e ineficazes para a perda de peso. A sucralose está entre os adoçantes listados.

A pesquisa, publicada no Jornal de Toxicologia e Saúde Ambiental, mostrou que a substância sucralose-6-acetato possui a propriedade de danificar o DNA e pode ser encontrada no adoçante antes mesmo da sua ingestão.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Para tal conclusão, os pesquisadores submeteram células de sangue humano a experimentos in vitro com a sucralose-6-acetato, monitorando os marcadores de genotoxicidade. Ali, eles puderam observar que a substância foi capaz de quebrar as células humanas durante os testes. 

Publicidade

Além desse experimento, os cientistas submeteram tecidos intestinais humanos ao químico, que tornou as paredes do órgão mais permeáveis, prejudicando as estruturas em que as células do intestino se unem. Assim, as substâncias que deveriam ser eliminadas junto com as fezes acabam vazando para o organismo e são absorvidas pela corrente sanguínea. 

Leia também

Eles perceberam, ainda, que as células intestinais submetidas ao contato com a sucralose-6-acetato apresentaram uma atividade aumentada em relação aos genes associados a estresse oxidativo, inflamação e desenvolvimento de câncer.

Publicidade

Olhar e sentir o cheiro de comida gostosa já pode aumentar o risco de diabetes; entenda:

" gallery_id="62c4875c1df97b9c5a0007ee" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/adocante-sucralose-danifica-o-dna-revela-estudo-02062023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.