Resumindo a Notícia
- Agência Europeia aprova vacina contra variantes da Ômicron
- Novo imunizante contemplará faixa etária de no mínimo 12 anos
- Para a vacinação, pessoas deverão ter recebido ao menos uma vacina contra a Covid-19
- Imunizante é uma versão nova e "mais eficaz" da vacina Comirnaty
Imunizante é uma nova versão e mais eficaz da vacina Comirnaty
Thomas Lohnes/AFP - 19.05.2021A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) aprovou nesta segunda-feira (12) uma vacina Pfizer/BioNTech visando especificamente as subvariantes BA.4 e BA.5, da Ômicron.
"O Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP, na sigla em inglês) da EMA recomendou a autorização de uma vacina bivalente adaptada visando as subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron, além da cepa original do Sars-CoV-2", disse a EMA em uma declaração.
Esta vacina é uma versão nova e "mais eficaz", de acordo com a EMA, da vacina Comirnaty, da Pfizer/BioNTech. O imunizante foi utilizado no Brasil desde outubro de 2021, por exemplo.
Destina-se a pessoas com pelo menos 12 anos de idade que tenham recebido pelo menos uma vacina contra a Covid-19, disse a agência europeia.
Vale ressaltar que as duas subvariantes da Ômicron são as que estão atualmente em circulação, por exemplo, no território americano. Em julho deste ano, o país registrou o dobro das internações do começo de maio graças à ascensão das sublinhagens, detectadas pela primeira vez em abril.
A recomendação do CHMP será encaminhada à Comissão Europeia, que tomará a decisão final.
A EMA alertou no início deste mês que novas variantes do coronavírus podem aparecer neste inverno (boreal, verão Brasil), embora tenha dito que as vacinas protegerão a população contra formas graves da doença.
Entenda a velocidade de transmissão da variante Ômicron