Agência europeia libera vacina da Pfizer por até 1 mês em geladeira
Antes, frascos só poderiam ficar entre 2°C e 8°C por cinco dias, o que limitava uso em áreas com pouca infraestrutura
Saúde|Do R7
A EMA (Agência Europeia de Medicamentos) autorizou nesta segunda-feira (17) o armazenamento da vacina contra covid-19 da Pfizer/BioNTech por até um mês em temperatura de geladeira comum (2°C a 8°C). Anteriormente, a recomendação era de que os frascos só poderiam ficar nesta temperatura por cinco dias.
A decisão da agência — que serve de referência para outros órgãos, incluindo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil — abre caminho para a distribuição da vacina a locais sem capacidade de manter os frascos em estruturas ultrafrias.
"A alteração foi aprovada após avaliação dos dados adicionais do estudo de estabilidade submetidos à EMA pelo titular da autorização de introdução no mercado [Pfizer]", diz a agência europeia em comunicado.
No Brasil, a vacina da Pfizer já está sendo usada, mas pelas limitações logísticas, ainda é restrita às capitais. A flexibilização da temperatura de armazenamento poderia facilitar a aplicação fora dos grandes centros.
Inicialmente, a vacina deve ficar em temperaturas em torno de -70°C. A Pfizer, todavia, desenvolveu caixas especiais que conseguem manter a vacina em condições adequadas por até 15 dias apenas com troca de gelo seco.