Agir no presente para envelhecer bem: saiba quais os cuidados para evitar a demência
Novo estudo mostra que o excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver a doença; médica dá dicas de prevenção
Saúde|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostrou que o excesso de peso pode aumentar o risco de demência, principalmente a vascular, um dos tipos mais comuns da doença neurodegenerativa.
Diferente do que muitos imaginam, a condição não é 100% hereditária. A maioria dos casos está relacionada ao envelhecimento, além de doenças e comorbidades adquiridas no decorrer da vida, segundo explica Roberta França, médica especialista em longevidade consciente e saúde mental.

Em entrevista à RECORD NEWS, a médica dá algumas dicas para a prevenção: “Ninguém dorme com 20 anos e acorda com 70. Do mesmo jeito que envelhecer é um processo, precisamos fazer boas escolhas ao longo desse processo. Atividade física não é hobby, é uma necessidade fisiológica. Alimentação saudável, cuidar melhor das escolhas que nós fazemos em relação à nossa alimentação.”
A médica explica que “o envelhecimento saudável passa por essas escolhas conscientes. Claro que os quadros demenciais vão ser mais comuns nos idosos, porque a gente já vai tendo essas perdas comuns da idade. E quando a gente não escolhe mais, passa a não fazer mais essas escolhas conscientes, os riscos aumentam muito mais. Porém, nós podemos, sim, evitar os processos, minimizar os processos através das escolhas conscientes diárias e que precisam ser feitas desde lá de trás”.
Análises, entrevistas e as principais notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














