Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa autoriza mudança na pesquisa da vacina ButanVac

Voluntários receberão aleatoriamente doses de CoronaVac e ButanVac; novo imunizante não será mais comparado com placebo

Saúde|Do R7

Resultados dos testes serão comparados com eficiência da CoronaVac
Resultados dos testes serão comparados com eficiência da CoronaVac Resultados dos testes serão comparados com eficiência da CoronaVac

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, na manhã desta quarta-feira(18), mudar o protocolo dos estudos clínicos da vacina contra a covid-19 ButanVac. A pedido do Instituto Butantan, em São Paulo, que desenvolve o novo imunizante, a primeira etapa da pesquisa não será mais feita com uso de placebo (substância sem efeito) e sim com a CoronaVac. 

A requisição foi feita pela dificuldade em encontrar voluntários que aceitassem participar do estudo com placebo, já que corriam o risco de não receber nenhuma proteção contra a doença. 

A pesquisa clínica de fase 1 e 2 da Butanvac foi dividida em três etapas (A, B e C). Os testes autorizados, nesta momento, serão feitos em 400 voluntários, que receberão aleatoriamente CoronaVac e ButanVac. Ambas serão aplicadas em duas doses com intervalo de 28 dias entre elas. 

O ensaio será realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto (SP).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.