Saúde Anvisa libera injeção emagrecedora para adolescentes acima de 12 anos

Anvisa libera injeção emagrecedora para adolescentes acima de 12 anos

Estudo comprovou redução de 16,1% no índice de massa corporal em indivíduos dessa faixa etária que fizeram uso do remédio

  • Saúde | Do R7

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, nesta terça-feira (26), o uso da semaglutida, em doses semanais de até 2,4 mg, para o tratamento de sobrepeso e obesidade em adolescentes com idade a partir de 12 anos. 

O medicamento, cujo nome comercial é o Wegovy, tem o mesmo princípio ativo do Ozempic (aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2), mas em um regime de dose mais elevado. 

"A obesidade é uma doença que pode começar na infância ou adolescência, e até 90% dos adolescentes com obesidade podem continuar convivendo com a doença na idade adulta. Esses pacientes também correm um risco maior de desenvolver problemas de saúde graves relacionados com o peso", afirmou o fabricante do medicamento, em nota.

Adolescentes com obesidade podem continuar a viver com a doença quando se tornam adultos

Adolescentes com obesidade podem continuar a viver com a doença quando se tornam adultos

Freepik

O estudo apresentado pelo laboratório comprovou que adolescentes com obesidade que fizeram uso de 2,4 mg de semaglutida semanalmente tiveram uma redução média de 16,1% no IMC (índice de massa corporal).

O mesmo remédio já havia sido aprovado pela Anvisa para o público adulto, em janeiro deste ano. A venda no Brasil, todavia, ainda não começou. 

O fármaco "imita" um hormônio que nosso intestino libera após as refeições e que atua nos receptores do cérebro que controlam o apetite, a sensação de saciedade e a fome, o GLP-1.

Veja 7 dicas para melhorar o sono das crianças sem remédio

Últimas