Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa pede informações sobre impacto da Ômicron nas vacinas

A agência informou que nas próximas semanas deve receber os dados preliminares dos laboratórios responsáveis pelas vacinas

Saúde|Do R7

As vacinas atuais permanecem efetivas na prevenção contra a Covid-19
As vacinas atuais permanecem efetivas na prevenção contra a Covid-19 As vacinas atuais permanecem efetivas na prevenção contra a Covid-19 (Reprodução/Prefeitura do Rio)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou, por meio de nota publicada nesta quarta-feira (1º), que pediu aos laboratórios responsáveis pelas vacinas autorizadas no Brasil informações sobre o impacto da variante Ômicron na proteção oferecida pelos imunizantes.

“As empresas desenvolvedoras farão testes de desempenho das vacinas contra a nova variante Ômicron. A expectativa é que, nas próximas semanas, estejam disponíveis os dados das avaliações iniciais. É preciso observar, porém, que esses estudos demandam tempo, uma vez que é preciso obter informações genéticas e amostras de pacientes para então realizar os testes e a análise.”, diz a nota.

Leia também

Além disso, a Anvisa informou que está trabalhando ativamente com os reguladores internacionais e laboratórios para possibilitar uma atuação rápida diante de potenciais impactos da nova cepa. A agência também garantiu agilidade nos processos caso seja necessário realizar atualizações nas vacinas.

“As vacinas atuais permanecem efetivas na prevenção contra a Covid-19 e desfechos clínicos graves, incluindo hospitalização e morte. O momento é de cautela. A melhor coisa que a população pode fazer é ser vacinada ou receber o reforço do imunizante e manter as medidas de prevenção”, diz a nota.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.