Apostar em dietas milagrosas para o verão pode causar danos à saúde
Nutricionista explica como perder peso de forma saudável e sustentável por mais tempo, sem cair no efeito sanfona
Saúde|Hysa Conrado, do R7
A internet está repleta de dietas milagrosas que prometem uma perda rápida de peso em poucos dias. Esse tipo de atalho ganha ainda mais destaque durante o verão, quando o desejo de alcançar o corpo dos sonhos se torna algo para já. Mas apostar nessas receitas mirabolantes pode causar danos à saúde e até um efeito rebote.
A nutricionista Gabriela Cilla explica que o principal foco dessas dietas é o déficit calórico, fator que proporciona uma rápida perda de peso. O problema, segundo a especialista, é quando o déficit é feito sem a orientação especializada e sem um cardápio adequado para as necessidades da pessoa.
“A primeira questão é que déficits feitos a longo prazo ou dietas restritivas, voltadas para um único macro ou micronutriente, diminui o poder oxidativo do corpo, e isso acaba lesando a imunidade, alterando os hormônios tireoidianos, causando fadiga e cansaço extremo, além de alterações no humor”, afirma a especialista.
Leia também
A restrição severa sobre o consumo dos alimentos também pode resultar em episódios de compulsão, segundo Gabriela. “A compulsão pode ser desencadeada de uma maneira mais progressiva e depende de cada paciente. Tem pessoas que seguem uma vida mais estressante, e a restrição vai ter um caráter bem mais lesivo nelas do que em outras.”
Não importa se a dieta é a do ovo ou a do chá, não se pode manter nenhuma delas a longo prazo, seja na rotina alimentar ou no resultado estético. Dessa forma, o caminho que parece ser mais rápido acaba se transformando no chamado efeito sanfona, em que se vive o ciclo de engordar e emagrecer após o fim das dietas.
“A pessoa não consegue sustentar o desconfortável durante muito tempo. Então é muito mais inteligente fazer uma reeducação alimentar que seja voltada para o objetivo do que simplesmente cortar os alimentos. As pessoas precisam ter prazer, e a reeducação alimentar fornece isso de forma pontual e gradativa, o que a dieta restritiva não faz”, ressalta Gabriela.
Como perder peso de forma sustentável?
Antes de pensar em um corpo para o verão, é importante traçar metas para uma rotina alimentar que seja possível sustentar de maneira saudável durante todo o ano. Por isso, a nutricionista recomenda que a perda de peso seja feita de forma planejada.
“É importante que o paciente não deixe para a última hora, porque isso gera desespero e a pessoa acaba fazendo as coisas de maneira radical, respondendo ao imediatismo. A reeducação alimentar não é um processo imediato, mas é extremamente saboroso; a pessoa não passa necessidade nem restrição e vai curtir esse processo sem sofrer”, ressalta Gabriela.
Para isso, é importante buscar a orientação de um nutricionista, que vai avaliar o histórico médico e as necessidades individuais de cada paciente e montar uma estratégia adequada a seus gostos e possibilidades.
“Nenhum indivíduo é igual, então nenhuma dieta tem que ser padrão para todos; por isso a reeducação é um plano voltado para a individualidade e especificidade de cada paciente. Então, o meu conselho é que acreditem e realizem a reeducação alimentar”, destaca Gabriela.