Saúde Aprenda a calcular o IMC e saiba qual seu peso adequado

Aprenda a calcular o IMC e saiba qual seu peso adequado

O índice de massa corporal é um dos primeiros cálculos usados para avaliar o peso de uma pessoa; entenda o que o resultado pode significar para sua saúde

  • Saúde | Do R7

O índice de massa corporal é o indicador de peso usado pela OMS

O índice de massa corporal é o indicador de peso usado pela OMS

Freepik

O IMC (índice de massa corporal) é um dos principais marcadores usados para diagnosticar obesidade ou desnutrição, seja em crianças, seja em adolescentes ou adultos. Para fazer o cálculo, é preciso dividir o peso pela altura ao quadrado.

Exemplo: 70 kg dividido por 1,70 m². O resultado dessa equação é o ponto de partida para
indicar se uma pessoa está em seu peso ideal, com sobrepeso ou obesidade.

Se o resultado for um número menor que 18.5, pode significar que a pessoa está abaixo do peso considerado saudável pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Já um valor entre 18.5 e 24.9, significa que o indivíduo está dentro do peso saudável.

Índice entre 24.9 e 30 representa um quadro de sobrepeso. Dessa forma, se o resultado for um número acima de 30, a pessoa pode ser considerada obesa; nesse caso, à medida que o número cresce, a obesidade pode ser dividida em grau 1, grau 2 e grau 3. 

Vale destacar, no entanto, que o IMC avaliado isoladamente não é suficiente para diagnosticar problemas relacionados a obesidade e desnutrição. Para uma avaliação completa, é importante buscar o atendimento especializado.

Últimas