Logo R7.com
RecordPlus

Atenção redobrada no Carnaval: consumo excessivo de álcool pode causar lesão renal

Médica dá dicas para reduzir os danos da ingestão de bebidas alcoólicas no feriado

Saúde|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O consumo excessivo de álcool durante o Carnaval pode causar lesão renal aguda, mesmo em pessoas saudáveis.
  • A desidratação e a redução do fluxo sanguíneo para os rins são riscos associados ao álcool, especialmente em dias quentes.
  • Pessoas com doenças renais, hipertensão ou diabetes devem tomar cuidados redobrados com a ingestão de bebidas alcoólicas.
  • É recomendado intercalar o álcool com água e evitar refrigerantes e cafés para uma melhor hidratação.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O aumento do consumo de álcool, o calor intenso e a pouca ingestão de água são uma combinação perigosa para os rins. O excesso de bebida alcoólica, especialmente em pouco tempo, pode causar lesão renal aguda até mesmo em pessoas saudáveis, ao provocar desidratação e redução do volume de sangue que chega aos órgãos.

Em entrevista, a nefrologista Daphnne Camaroske explica que os rins são órgãos responsáveis por filtrar sangue, eliminar toxinas, controlar a pressão arterial e manter o equilíbrio de água e sais minerais no corpo, e que o álcool interfere em todos esses mecanismos.


Pessoas brindam com bebidas
Consumo frequente ou em grandes quantidades pode aumentar pressão arterial Reprodução/Record News

“Em primeiro lugar, o álcool inibe o hormônio anti-diurético, o ADH, fazendo com que a pessoa urine mais que o normal, levando a uma perda excessiva de líquidos e à desidratação. E quando o organismo está desidratado, o fluxo de sangue que chega aos rins reduz, fazendo com que esses órgãos trabalhem sobre grande estresse”, diz.

Além disso, o consumo frequente ou em grandes quantidades pode provocar aumento da pressão arterial, uma das principais causas de doença renal crônica. “Em situações de excesso, como intoxicação alcoólica, mesmo pessoas jovens, saudáveis, podem vir a desenvolver uma lesão renal aguda”, alerta a médica. O álcool ainda pode agravar a evolução de doenças pré-existentes.


Por isso, durante o Carnaval, pessoas com doença renal, hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca devem redobrar os cuidados. Camaroske orienta intercalar a ingestão de bebidas alcoólicas com água, ainda que essa não anule os efeitos da substância, para reduzir o efeito da desidratação.

“Para uma boa hidratação, utilize água, água com gás ou bebidas isotônicas. E evite refrigerantes ou cafés, pois eles não são bons hidratantes. Atenção, muitas vezes o dano renal é silencioso e só aparece quando a função dos rins já está bastante comprometida.”

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.