Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atividade física moderada e regular melhora a memória, segundo estudo

Pesquisadores dos EUA demostraram que o exercício regula a função de determinadas áreas cerebrais, entre elas, a relacionada à lembrança

Saúde|Deborah Giannini, do R7

Andar de bicicleta por 30 minutos pode ser considerada uma atividade moderada
Andar de bicicleta por 30 minutos pode ser considerada uma atividade moderada Andar de bicicleta por 30 minutos pode ser considerada uma atividade moderada

Atividade física moderada e regular pode mudar a forma como o cérebro funciona, melhorando imediatamente a memória, segundo um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, publicado no Jornal da Sociedade Internacional de Neuropsicologia.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que exercícios regulares afetam o cérebro, aumentando a produção de neurotransmissores, melhorando o raciocínio. Nesse estudo, o foco foi a memória.

Leia também: Homens vivem 4,4 anos a menos que as mulheres, diz OMS

Foram selecionados 32 idosos fisicamente ativos, entre 55 e 85 anos. Eles tinham que ir ao laboratório duas vezes por semana. Enquanto um grupo pedalava uma bicicleta ergométrica por 30 minutos – o exercício deveria estimular, mas não esgotar os participantes – o outro apenas descansava.

Publicidade

Em seguida, todos eram submetidos ao mesmo teste – tanto os que se exercitaram quanto os que não praticaram atividade física. Esse teste consistia em reconhecer nomes de pessoas famosas enquanto a atividade cerebral era acompanhada por meio de ressonância magnética. Reconhecer nomes públicos são um elemento importante da memória semântica, o conhecimento sobre o que nos cerca, segundo o estudo.

Saiba mais: Chegar bem aos 100 anos exige convívio social e propósito de vida

Publicidade

Os pesquisadores esperavam que essa região da memória não reagisse após o treinamento, mas ocorreu justamente o contrário. A área do cérebro relacionada à memória se mostrou muito mais ativada depois do exercício do que do descanso.

O estudo faz uma analogia com o que acontece com os músculos. Quando uma pessoa começa a se exercitar, há um grande esforço dos músculos para queimar energia. Mas, à medida em que ela fica em forma, os músculos respondem com mais eficiência, utilizando menos energia para a mesma atividade.

Publicidade

Leia também: Mulheres que passam mais tempo sentadas têm menos anos de vida

Os pesquisadores acreditam que um fenômeno parecido ocorre em relação à atividade cerebral. O exercício é capaz de regular melhor a função de determinadas áreas cerebrais, entre elas, a relacionada à memória.

Calor, insônia e falta de memória? Pode ser o início da menopausa:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.