Beber muito café, como Lady Gaga, afeta coração e sistema digestivo
Artista revelou ter tomado 24 xícaras de café por dia durante as gravações do filme 'Casa Gucci'; entenda os ricos do consumo
Saúde|Do R7
Recentemente a cantora e atriz Lady Gaga revelou ter tomado 24 xícaras de café por dia durante as gravações do filme Casa Gucci. A afirmação reacendeu o alerta para o consumo excessivo da bebida e os riscos da cafeína para a saúde – apesar de conter benefícios, a substância precisa ser consumida na quantidade adequada para não alterar o funcionamento do coração e do sistema digestivo.
A nutricionista Edvânia Soares, especialista em nutrição clínica, explica que o café deve ser ingerido em quantidade de até 600 ml por dia, se coado, ou três xícaras, no caso do expresso – esses volumes têm, em média, 400 mg de cafeína, quantidade benéfica para o organismo.
“O excesso de café acidifica o estômago, que começa a produzir muito suco gástrico, e isso pode causar uma irritação gástrica ou intestinal. Fora que o ácido clorogênico presente no café provoca um relaxamento no intestino”, explica.
Leia também
Além disso, o consumo exagerado da bebida atrapalha o sanfonamento do estômago, aumentando sua acidez, o que eleva o risco de gastrite, endofagite e de desenvolvimento de úlcera.
“Quando uma pessoa consome algum alimento, o estômago produz suco gástrico para fazer a digestão, dissolve o alimento e o manda embora. Quando tem um alimento sólido, há uma proteção gástrica, mas isso não acontece com o líquido. O café se junta com o ácido e acaba aumentando a acidez do estômago”, ressalta a nutricionista.
Assim como a cafeína pode ser uma aliada para aumentar a energia e a concentração, também o ácido clorogênico tem seus benefícios, como reduzir a gordura localizada, controlar o diabetes e a pressão arterial, destaca a especialista.
Cafeína X Saúde do coração
O excesso de cafeína no organismo passa a estimular o sistema cardíaco de forma exagerada, aumentando a frequência do coração, o que eleva o risco de hipertensão e arritmia cardíaca, segundo o cardiologista João Vicente, doutor em cardiologia e médico do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
“Com o tempo, isso pode ser um gatilho. O coração passa a bater demais, aumenta a frequência, o que já é uma taquicardia. E para um indivíduo que já tem uma doença o risco é de uma arritmia grave”, explica.
O especialista enfatiza que, além da cafeína, o café tem ácidos graxos, gorduras que se ingeridas em excesso podem aumentar os níveis de triglicérides e colesterol, por exemplo. O que, a longo prazo, faz crescer o risco de doenças coronárias.
“Isso em quantidade aumentada entope as artérias do corpo todo, principalmente a coronária, que é a que irriga o coração. O café também é bom, existem várias substâncias que estimulam o coração e atuam no cérebro aumentando o foco e a atenção, mas na quantidade certa”, alerta o especialista.
Alternativas ao café
Para evitar o excesso de café quando a intenção é aumentar a energia, como no caso de Lady Gaga, a nutricionista Edvânia Soares explica que vale apostar em alimentos termogênicos, como gengibre e canela, ou em anti-inflamatórios, como as frutas vermelhas.
“Aumentar a ingestão de alimentos naturais também é importante, porque os industrializados roubam a energia do corpo para fazer a digestão. Já os naturais são entendidos como nutrientes, e o processo de digestão é facilitado. O chá-verde também tem cafeína e ajuda a dar mais energia”, ressalta.