Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bela Gil ensina filha a escovar dentes com argila. Prática pode destruir os dentes, alerta especialista

Secretário do Crosp ainda diz que não há comprovação que o produto previna cárie

Saúde|Dinalva Fernandes, do R7

Bela Gil ensina prática polêmica a sua filha
Bela Gil ensina prática polêmica a sua filha Bela Gil ensina prática polêmica a sua filha

Famosa por suas dicas naturebas (muitas vezes sem comprovação científica), a culinarista Bela Gil levantou nova polêmica na web ao postar um vídeo em que ensina a filha mais velha a escovar os dentes com argila. O produto natural, geralmente, é usado em tratamentos estéticos e esculturas. Em 2015, a culinarista também chamou atenção na mídia por indicar cúrcuma na higiene bucal. 

O secretário do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), Marco Antonio Manfredini, condena a prática e defende a utilização de cremes dentais fluoretados. O flúor é utilizado no mundo há 60 anos e já há milhares de artigos científicos comprovando os seus benefícios para saúde das populações. O especialista alerta que a argila pode destruir a superfície que recobre o dente, sobretudo em pessoas com retração gengival.

— Como a parte da raiz do dente fica exposta por ser menos mineralizada, corre-se o risco de ter desgaste da estrutura. Em alguns casos é necessária restauração dentária.

O profissional explica que a utilização do creme dental com flúor é essencial para a higiene correta dos dentes, com segurança.

Publicidade

— Não existe evidência científica que comprove a eficácia da utilização da argila para evitar cáries e doenças na gengiva. O creme dental tem abrasivos que ajudam a fazer a limpeza dos dentes, mas em quantidade controlada definida por órgãos de vigilância sanitária. Nos produtos naturais, não tem como saber a concentração.

Dor no dente pode ser sinal de cárie. Veja 10 mitos e verdades sobre a saúde bucal

Publicidade

Manfredini ainda afirma que seguir dicas de famosos sem esclarecer dúvidas com profissionais qualificados pode ser arriscado para a saúde.

— A recomendação é a pessoa procurar o dentista que vai passar a informação correta, mas não é todo mundo que faz isso. Infelizmente, não temos como controlar o que circula na internet.

Escovar os dentes com argila não tem comprovação científica, explica especialista
Escovar os dentes com argila não tem comprovação científica, explica especialista Escovar os dentes com argila não tem comprovação científica, explica especialista

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.