Saúde Bolívia registrou quase 2 mil casos de covid-19 na última sexta-feira

Bolívia registrou quase 2 mil casos de covid-19 na última sexta-feira

Maior parte dos diagnósticos (1.245) se deu na região de Santa Cruz, a mais povoada do território boliviano e a mais afetada pela pandemia até então

  • Saúde | Da EFE

Santa Cruz já tem cerca de 40 a 50 contágios por hora

Santa Cruz já tem cerca de 40 a 50 contágios por hora

EFE

La Paz, 18 jul (EFE).- A Bolívia registrou mais 1.946 casos de infecção pelo novo coronavírus na última sexta-feira (17), o que eleva o total para 56.102 desde o início da pandemia e indica uma tendência de alta recente.

Segundo dados apresentados hoje pelo Ministério da Saúde, são 2.049 mortes contabilizadas em decorrência da covid-19.

A maior parte dos diagnósticos (1.245) se deu na região de Santa Cruz, a mais povoada do território boliviano e a mais afetada pela pandemia até então.

O diretor do Serviço Departamental de Saúde, Marcelo Ríos, advertiu que Santa Cruz atravessa o início de uma onda intensa, que já tem cerca de 40 a 50 contágios por hora.

O integrante do governo local, inclusive, disparou contra a "irresponsabilidade" da população, que não está adotando medidas de segurança para evitar a infecção pelo novo coronavírus.

A Bolívia, que entrou em estado de emergência no fim de março, por regiões, ampliou a quarentena para todo o país no início deste mês, com restrições distintas por região, de acordo com o risco epidemiológico existente.

Santa Cruz, El Alto, La Paz e Cochabamba, as principais cidades do país, estão registrando saturação nos sistemas de saúde e estão ampliando a capacidade dos cemitérios para receber corpos e realizar enterros.

A presidente interina do país, Jeanine Áñez, segue isolada em casa, depois de ter testado positivo para  o novo coronavírus, assim como vários ministros.

A presidente do Senado, Eva Copa, que está exercendo a chefia de governo, também está isolada, depois que vários parlamentares foram diagnosticados com a covid-19 – dois deles, inclusive, morreram.

Últimas