Brasil receberá 5,38 milhões de vacinas da Pfizer até domingo
Entregas da companhia prosseguem até 22 de agosto, totalizando 17,6 milhões doses do imunizante desde o dia 1º
Saúde|Do R7
O Ministério da Saúde receberá até o próximo domingo (15) 5,38 milhões de vacinas contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech. Desde o dia 1º, a companhia norte-americana já enviou cerca de 9 milhões de doses, em uma previsão de 17,6 milhões até o próximo dia 22.
Nesta terça-feira (10) à noite, chega ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), mais um voo com 1 milhão de doses.
"Entre o final de agosto e setembro há a previsão da chegada de quase 52,4 milhões de doses – que fazem parte do primeiro acordo firmado no dia 19 de março e que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021. O segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro", diz a Pfizer em nota.
As vacinas enviadas ao Brasil chegam de três fábricas da Pfizer, duas nos Estados Unidos (Kalamazoo e McPherson) e outra na Bélgica, em Puurs.
O Ministério da Saúde prevê 33,3 milhões de doses da Pfizer para agosto — a programação da farmacêutica para depois do dia 22 ainda não foi divulgada.
Além destas, devem ser entregues 10 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, e 20 milhões de doses da CoronaVac, do Instituto Butantan.
O total de doses para o mês de agosto será o maior já recebido pelo ministério, 63,3 milhões.
O PNI (Programa Nacional de Imunizações) já enviou às unidades da federação 184,8 milhões de doses desde 17 de janeiro. Deste total, 153 milhões já foram aplicados.