Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Café pode ajudar a amenizar efeitos da cocaína, diz estudo

Cafeína pode bloquear as mudanças no cérebro que são associadas ao uso da droga

Saúde|Do R7

Cafeina regula os níveis de adenosina no organismo
Cafeina regula os níveis de adenosina no organismo

O café pode ajudar a aliviar os efeitos da cafeína no organismo. A afirmação é resultado de um estudo realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, a cafeína pode bloquear as mudanças no cérebro, que estão associadas ao uso da droga, como alteração do ciclo hormonal nas mulheres.

Segundo os pesquisadores, mulheres que usam cocaína têm o ciclo menstrual modificado e alteração do nível de estrogênio ― hormônio sexual feminino. Pesquisas anteriores já mostraram que quanto maior os níveis de estrogênio, mais suscetíveis à cocaína as mulheres se tornam.

De acordo com Patricia Broderick, editora-chefe do Journal of Research Caffeine e principal autora do estudo, a pesquisa apontou que a cafeína ajuda a restaurar o ciclo menstrual.

― Resultados assim só foram observado após a administração da substância [cafeína]. Esse é apenas a ponta de um trabalho que nunca foi realizado antes.


Ministério da Saúde estuda distribuir risperidona a usuários de crack e cocaína

Efeito da cocaína no corpo


Segundo a editora-chefe, a cocaína estimula o lançamento do hormônio dopamina no cérebro, o que cria uma sensação de euforia e de recompensa, o que pode levar ao vício.

― A cafeína, por sua vez, atua no sistema da adenosina, que está envolvido no controle do sono e no estado de vigília. Assim, a adenosina acaba regulando os níveis de dopamina no cérebro e, como consequência, diminui os sintomas do vício da droga.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.