Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câncer de intestino como o de Simony tem grandes chances de cura se tratado precocemente

A cantora foi diagnosticada com epidermoide após detectar uma íngua na virilha; entenda os principais sintomas da doença

Saúde|Do R7

A cantora passou por exames após sentir um desconforto na virilha
A cantora passou por exames após sentir um desconforto na virilha A cantora passou por exames após sentir um desconforto na virilha

A cantora Simony tornou público seu diagnóstico de epidermoide, um tipo de câncer no intestino (também chamado de colorretal) localizado na região do ânus. Em tumores desse tipo, as chances de cura são grandes se o diagnóstico e o tratamento são realizados de forma precoce.

O médico Wagner Marcondes, especialista em cirurgia do aparelho digestivo do Hospital Albert Einstein e do Hospital Moriah, em São Paulo, explica que os exames preventivos são fundamentais para determinar a gravidade desse tipo de câncer.

“Se a pessoa tiver uma lesão e for detectada no início, o tratamento realmente será curativo e a pessoa ficará livre da doença. Mas, quanto mais tarde chegarmos ao diagnóstico, pior será o prognóstico, maior o risco de não ser um tratamento curativo, apenas um tratamento paliativo, e de a pessoa ter uma vida limitada”, afirma o especialista.

O epidermoide é um tipo de câncer chamado carcinoma de células escamosas e, segundo Marcondes, seus sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças, como gastrite, colite e até mesmo uma infecção intestinal.

Publicidade

No caso de Simony, o que a levou ao diagnóstico foi o aparecimento de uma íngua na virilha.

“Pode dar esses gânglios na virilha, que parecem um carocinho ou algo estranho. [Mas os sintomas também] podem ser perda de peso, sangramento nas fezes, mudança dos padrões de evacuação – a pessoa tinha um tipo de ritmo intestinal e passa a apresentar outro – e dores abdominais. É uma doença muito específica, mas que está em uma chave que engloba muitos outros tipos de câncer colorretais”, explica o médico.

Publicidade

Estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer) mostram que o câncer de cólon e reto é o segundo em incidência na população brasileira e acomete mulheres e homens na mesma proporção.

Nesse sentido, o especialista ressalta a importância de incluir a colonoscopia entre os exames de rotina a partir dos 45 anos de idade. “Se houver alguém na família que teve esse câncer, o exame já poderá ser feito a partir dos 40", afirma.

Publicidade

Tratamento para câncer de intestino

O tratamento para epidermoide pode ser feito de forma combinada, com quimioterapia, radioterapia e cirurgia. De acordo com as informações divulgadas nesta quinta-feira (4), inicialmente Simony deve passar por cinco sessões de quimioterapia e vai “descansar por 18 dias”.

“No caso específico da Simony, pelas informações que acompanhei pela imprensa, geralmente é feito um tratamento para reduzir o tamanho do tumor e preservar o intestino. Depois, se for o caso, o paciente poderá passar por uma cirurgia para preservação do ânus, para que a pessoa não fique com a colostomia, aquela bolsinha, de forma definitiva”, explica Marcondes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.