Saúde Cólica menstrual com diarreia pode ser sinal de endometriose

Cólica menstrual com diarreia pode ser sinal de endometriose

Doença atinge 10% das brasileiras em idade reprodutiva

  • Saúde | Do R7

Mulher pode ter dor até mesmo na relação sexual

Mulher pode ter dor até mesmo na relação sexual

Thinkstock

A cólica é uma das principais queixas femininas durante o ciclo menstrual. Normalmente, ao realizar alguns procedimentos caseiros e tomar alguns remédios as dores melhoram. Porém, quando as dores vêm acompanhadas de crises de diarreia, dores na região pélvica antes, durante ou após a menstruação e até mesmo durante a relação sexual, a mulher pode ter endometriose.

De acordo com o ginecologista responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês, Joji Ueno, a doença atinge 10% das brasileiras em idade reprodutiva e é ocasionada por uma afecção inflamatória provocada pelas células do endométrio.

― Algumas dessas células não são expelidas corretamente, pois mudam seu percurso e caem nos ovários, chegando à cavidade abdominal. Com isso, elas se grudam em órgãos como bexiga, ovário, intestino e vagina.

Brasileiras desconhecem a endometriose, revela pesquisa

Ao ficarem instaladas em outros órgãos, essas células desencadeiam um processo inflamatório dentro do organismo, causando dores e sangramentos.

― Quando o endométrio se aloja nas trompas pode levar a diminuição da fertilidade feminina.

Endometriose causa dores e pode prejudicar gravidez. Tire suas dúvidas sobre a doença

Segundo o ginecologista, isso não significa que a mulher deixará de ser fértil, mas quer dizer que as chances de engravidar naturalmente são drasticamente reduzidas.

― Um dos tratamentos indicados para reverter a endometriose é a cirurgia laparoscópica. Mas este é um procedimento que deve ser realizado mediante a gravidade da doença. Outro recurso é o uso de medicamentos que suspendem o menstruação como a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos, que tenta impedir ou protelar a endometriose.

Últimas