Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com 33 kg, Barbie humana brasileira desmente suspeita de anorexia

Vice-campeã Narumi Kataiama diz que sempre foi magra e é uma pessoa saudável

Saúde|Fabiana Grillo, do R7*

Narumi Kataiama desmente anorexia
Narumi Kataiama desmente anorexia Narumi Kataiama desmente anorexia

Com 1,53 e 33 kg, a vice-campeã do concurso Barbie humana brasileira, Narumi Kataiama, 19 anos, parece ter anorexia, mas garante ser uma pessoa saudável. Mesmo exibindo um corpo extremamente magro, a jovem atribui a “falta de gordura” à genética.

— Sempre fui magrinha, desde pequena. Por conta disso, minha mãe ficou preocupada e me levou ao endocrinologista, mas ele disse que meu físico veio da genética. Além disso, sou de origem japonesa e não tenho tendência a engordar.

Com a menor cintura já confirmada no mundo das bonecas humanas, Narumi está muito abaixo do peso, segundo seu IMC (Índice de Massa Corporal). O normal para sua altura e peso seria o IMC ficar entre 18,5 e 24,9, mas seu índice é 14.

Anorexia faz jovens viverem pesadelo e pode levar à morte

Continua após a publicidade

Narumi conta que aos 14 anos chegou a pesar 24 kg e que já investiu tempo na academia para tentar ganhar uns quilinhos extras, mas o projeto não foi bem-sucedido.

— Ganhava dois quilos e quando parava a academia perdia tudo. Tentei tomar suplemento de proteína, mas também não adiantou. Então, resolvi me aceitar do jeito que sou e fazer atividade física apenas para me manter uma pessoa saudável e não ser sedentária.

Continua após a publicidade

No quesito alimentação, a vice-campeã garante ter um cardápio bem variado, sem abrir mão de doces e fast food.

— Meu prato preferido é batata frita. Se pudesse comeria todos os dias.

Continua após a publicidade

Mesmo com corpo de boneca, barbies brasileiras garantem que têm boa alimentação. Você acredita?

Segundo ela, o segredo da boa forma é comer a cada três ou quatro horas.

Sem querer revelar o peso, a barbie campeã, Lindsay Woods, 19 anos, conta que chegou a perder 12 quilos em seis meses.

— Nem sempre fui magra e aos 14 anos achei que precisava perder peso. Minha mãe ficou preocupada porque emagreci muito rápido e até pensou em anorexia.

Lindsay admite não ser fã de atividade física, mas garante estar satisfeita com o corpo.

— Não sou nenhuma obcecada por ser magra. Se pudesse, só mudaria meu nariz, porque ele é um pouco torto.

Sinais de anorexia

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que se caracteriza pela perda excessiva de peso decorrente da falta de comida. De acordo com o endocrinologista e nutrólogo, João César Castro Soares, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a doença é mais comum em adolescentes do sexo feminino.

— A cada dia a anorexia se manifesta de forma mais precoce nas meninas, especialmente pelo padrão de beleza veiculado na mídia. Além disso, a internet também tem muitos sites de apologia ao distúrbio, o que é muito preocupante.

Para identificar o problema, o médico diz que é importante os pais observarem se o filho está perdendo peso muito rápido, recusa-se a fazer as refeições com a família, está mais isolado ou até mesmo provoca o vômito.

— Alguns quadros de anorexia podem vir associados com bulimia, que é a indução do vômito. Outras adolescentes também recorrem ao uso de laxantes e diuréticos para emagrecer.

Segundo Soares, a anorexia tem cura e o tratamento é multidisciplinar, com acompanhamento de psiquiatra, endocrinologista e nutricionista.

— Se não tratada adequadamente, a anorexia pode evoluir para um quadro de desnutrição que associado à baixa resistência do organismo leva a morte. Quase 10% dos pacientes com este transtorno alimentar morrem.

*Colaborou: Luiz Guilherme Sanfins, estagiário do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.