Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como evitar infecção por lente de contato, como a de Leo Dias

Jornalista relatou problemas nos olhos mesmo usando lentes descartáveis; oftalmologista explica cuidados que devem ser tomados

Saúde|Fernando Mellis, do R7

Jornalista teve problemas com uso de lentes
Jornalista teve problemas com uso de lentes Jornalista teve problemas com uso de lentes

Infecções nos olhos causadas por lentes de contato normalmente estão associadas ao uso incorreto ou a falhas na higienização. A médica oftalmologista do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) Lísia Aoki afirma que qualquer lente pode causar lesão.

Recentemente, o jornalista Leo Dias contou que precisou faltar ao trabalho por causa de uma infecção no olho, mesmo com o uso de lentes descartáveis, que são trocadas diariamente.

A oftalmologista observa que as lentes diárias oferecem menos risco, mas que mesmo assim podem ser contaminadas.

"Qualquer lente pode estar associada a um processo de infecção. Pode ser uma série de coisas. Na maior parte das vezes que você tem uma infecção associada ao uso da lente, tem o uso inadequado da lente."

Publicidade

As bactérias costumam ser a principal causa das infecções nos olhos relacionadas ao uso de lentes. No entanto, existe a possibilidade de fungos e até de amebas atacarem os olhos.

"Na maior parte das vezes, se tiver um problema na córnea, uma ceratite infecciosa, você vai ter um olho vermelho e dor", diz a oftalmologista, ao ressaltar que pacientes nessas condições precisam suspender imediatamente o uso das lentes e procurar atendimento médico.

Publicidade

Se não tratada, a infecção pode evoluir e provocar até mesmo a perda da visão.

A especialista alerta para alguns hábitos que aumentam o risco:

Publicidade

• Usar a lente por mais horas diárias do que o recomendado pelo médico.

• Prolongar a vida útil da lente (por exemplo, uma lente mensal ser utilizada por mais tempo).

• Higienizar as lentes com produtos que não são apropriados, como soro fisiológico.

• Não trocar os estojos onde as lentes são guardadas.

• Dormir ou tomar banho com lentes.

LEIA TAMBÉM: É possível ter câncer nos olhos. Exposição ao sol é fator de risco

O uso de lentes de contato durante o banho ou para nadar é contraindicado, justamente porque aumenta o risco de contaminação por Acanthamoeba, um tipo de ameba que provoca ceratite.

Nos Estados Unidos, 85% das pessoas que tiveram esse tipo de problemas usavam lentes de contato, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Outro hábito que a oftalmologista desaconselha é o de dormir com as lentes.

"Pode acontecer de a pessoa acordar e não conseguir tirar a lente, porque resseca. Também de ter um embaçamento visual por causa edema [inchaço] na córna, já que há falta de oxigênio. Tudo isso vai facilitar para ter complicações crônicas."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.