Conviver com rato de esgoto pode trazer sérios riscos à saúde, alerta especialista
Modelo Sabrina Boing Boing contou ao R7 que cria o animal em casa e toma banho com ele
Saúde|Do R7*
A modelo Sabrina Boing Boing cria um rato de esgoto em sua casa. Em entrevista ao R7, ela contou que cuida carinhosamente o animal e chega a tomar banho junto com ele. Porém, de acordo com o coordenador do Programa de Vigilância e Controle de Leptospirose e Roedores do Município de São Paulo, Ludvig Genehr, o rato pode oferecer sérios riscos à saúde e o convívio próximo com seres humanos não é recomendado.
— Não é indicado ter esse tipo de animal como bicho de estimação, pois além de transmitir doenças, os cuidados com o bicho terão de ser muito grandes. Caso o animal seja adotado como bicho de estimação, o local onde o rato depositar as fezes ou a urina, deverá ser higienizado, constantemente, com água sanitária.
O especialista ainda alerta que é necessário o uso de calçados e luvas para evitar o contato com a as fezes e urina, uma vez que o rato tem o hábito de demarcar o território com a urina que não é visível ao olho humano.
— As fezes devem ser removidas sem contato humano pois também podem ser transmissoras de doenças e verminoses.
Com 5 kg de seios, Sabrina Boing Boing revela ser saudável
A leptospirose é a principal doença transmitida pelos roedores. É uma doença aguda causada por bactérias chamadas leptospiras, presentes na urina dos ratos, de acordo com Genehr.
— A doença pode ser contraída no contato com a água de enchentes e inundações, devido ao transbordamento dos bueiros e esgotos, que contém grandes quantidades de urina. O contato prolongado com a água contaminada e a presença de cortes na pele facilitam a penetração da bactéria. Qualquer pessoa que tiver contato com a água de enchentes ou lama contaminada poderá se infectar
*Colaborou: Luiz Guilherme Sanfins, estagiário do R7