Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: 76 países ricos fazem acordo sobre vacina universal

Conhecido como Covax, grupo é composto por Japão, Alemanha, Noruega e mais 70 países que pretendem adquirir vacinas por meio desse acordo

Saúde|

Covax é projetado para desencorajar os governos a acumular vacinas
Covax é projetado para desencorajar os governos a acumular vacinas Covax é projetado para desencorajar os governos a acumular vacinas

Setenta e seis países ricos estão empenhados em aderir a um plano global de alocação de vacinas contra a covid-19, coliderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa ajudar a comprar e distribuir os imunizantes de forma justa, informou um co-líder do projeto na quarta-feira (2).

Seth Berkley, presidente-executivo da aliança de vacinas Gaiv, disse que o plano conhecido como Covax agora tem Japão, Alemanha, Noruega e mais de 70 outras nações concordando, em princípio, em adquirir vacinas contra Covid-19 por meio do dispositivo para suas populações.

Leia também: Estudo comprova transmissão da covid-19 em ambientes fechados

"Temos, no momento, 76 países de renda média alta e alta que enviaram confirmações de intenção de participar e esperamos que esse número suba", disse Berkley em entrevista à Reuters. “Esta é uma boa notícia. Mostra que o dispositivo Covax está aberto para negócios e está atraindo o tipo de interesse em todo o mundo que esperávamos”, afirmou.

Publicidade

Os coordenadores do Covax estão em negociações com a China sobre a possibilidade de o país também aderir, segundo Berkley.

Co-liderado pela GAVI, a OMS e a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI), o Covax é projetado para desencorajar os governos nacionais de acumular vacinas contra a covid-19 e para que se concentrem em primeiro vacinar as pessoas de maior risco em cada país.

Publicidade

Os defensores da iniciativa dizem que essa estratégia deve levar a custos mais baixos da vacina para todos e um fim mais rápido da pandemia, que já custou cerca de 860 mil vidas em todo o mundo.

O Brasil já anunciou interesse em participar do programa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.