Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid: pela 1ª vez, idade média de internados fica abaixo de 60 anos

Dado é preocupante porque mostra que pessoas cada vez mais jovens estão sendo internadas no país

Saúde|Do R7

Internados por covid, no Brasil, são cada vez mais jovens
Internados por covid, no Brasil, são cada vez mais jovens Internados por covid, no Brasil, são cada vez mais jovens

A Fiocruz informou nesta sexta (21) que há um rejuvenescimento muito rápido, no Brasil, das pessoas que são internadas com covid-19. Pela primeira vez, na média, há uma maioria de pacientes abaixo dos 60 anos nas UTIs.

A comparação feita é entre as Semanas Epidemiológicas 1, de 3 a 9 de janeiro, com a 18, que vai de 2 a 8 de maio, ambas de 2021. A análise verificou que a média de idade das internações hospitalares (não em UTI) foi de 66 anos na Semana Epidemiológica 1 e caiu para 55 anos na SE18. A média de idade das internações em UTI também caiu de 68 anos na SE1 para 58 anos na SE18.

A nota da Fiocruz ressalta o alerta dos pesquisadores. Eles revelam que em 2021, a cada semana, há um rejuvenescimento da pandemia no país. Ou seja, pessoas mais novas dão entrada em hospitais e nas UTIs. Se anteriormente havia um grande número de idosos em hospitais, agora essa realidade é diferente, com a internação, em média, de pessoas mais jovens.

A média de mortes, segundo a Fiocruz, é maior ainda entre pessoas acima dos 60 anos, mas já há uma redução de cerca de 10 anos ao longo de 2021. A média de idade de óbitos caiu de 73 anos para 63 anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.