Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid pode causar encolhimento do cérebro e perda de memória, indica estudo

Pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostra que sequelas podem acontecer mesmo em casos leves da doença

Saúde|

Ensaio sugere mais investigação para saber se problemas no cérebro podem ser revertidos
Ensaio sugere mais investigação para saber se problemas no cérebro podem ser revertidos Ensaio sugere mais investigação para saber se problemas no cérebro podem ser revertidos

Covid-19 pode fazer o cérebro encolher, reduzir a massa cinzenta nas regiões que controlam a emoção e a memória e danificar áreas que comandam o olfato, segundo estudo da Universidade de Oxford.

Os cientistas disseram que os efeitos se verificaram até em pessoas que não foram hospitalizadas com Covid, e é preciso mais investigação para descobrir se o impacto pode ser parcialmente revertido ou se persistiria a longo prazo.

"Há fortes evidências de anormalidades relacionadas ao cérebro na Covid-19", afirmaram os pesquisadores em seu estudo, divulgado na última segunda-feira (7).

Mesmo em casos leves, os participantes da pesquisa mostraram "uma piora da função executiva" responsável pelo foco e organização e, em média, o tamanho do cérebro encolheu entre 0,2% e 2%.

Publicidade

O estudo revisado por pares, publicado na revista Nature, investigou alterações cerebrais em 785 participantes com idade entre 51 e 81 anos cujo cérebro foi examinado duas vezes, incluindo 401 pessoas que pegaram Covid entre os dois exames. O segundo exame foi feito, em média, 141 dias após o primeiro.

A pesquisa foi realizada quando a variante Alpha era dominante no Reino Unido, e é improvável que inclua pessoas infectadas com a variante Delta.

O estudo mostrou que algumas pessoas que tiveram Covid sofriam de "confusão mental", o que incluía comprometimento da atenção, concentração, velocidade de processamento de informações e memória.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.