Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Crianças e adultos têm a mesma chance de contrair coronavírus

Constatação é de um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos e da China, com base em caso da cidade chinesa de Shenzhen

Saúde|Fernando Mellis, do R7

Sintomas em crianças são mais leves
Sintomas em crianças são mais leves

Uma das principais dúvidas em relação à epidemia do novo coronavírus (SARS-CoV2) tem sido o papel das crianças, já que dados anteriores sugeriram que elas eram menos propensas a contrair o vírus. Um estudo recente, publicado no periódico científico medRxiv nesta semana, mostra o contrário.

Os pesquisadores, dos Estados Unidos e da China, analisaram 391 casos confirmados de covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) e 1.286 contatos próximos dessas pessoas, na cidade chinesa de Shenzhen.

Eles concluíram "as crianças correm um risco semelhante de infecção que a população em geral, embora com menor probabilidade de apresentar sintomas graves; portanto, devem ser consideradas nas análises de transmissão e controle".

A taxa de ataque foi de 7,4% em crianças de 0 a 9 anos; de 7,1%, de 10 a 19 anos; enquanto em adultos de 20 a 39 anos, girou em torno de 6%.


Os mais vulneráveis são idosos com idade entre 60 e 69 anos, em que a taxa de ataque foi de 15,4%. Maiores de 70 aos tiveram uma taxa de 9,7%.

De acordo com o estudo, pessoas que viviam na mesma casa de alguém infectado pelo SARS-CoV2 tinham seis vezes mais chances de contraírem o vírus do que outras que tiveram contato eventual com o doente.


Leia também: Coronavírus: como proteger os idosos, para quem doença é mais letal

Como se prevenir do coronavírus:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.