Saúde Dia frio pode piorar a caspa; entenda motivo

Dia frio pode piorar a caspa; entenda motivo

Tomar banho quente estimula produção de sebo e aumenta descamação do couro cabeludo

Dia frio pode piorar a caspa; entenda motivo

Segundo a especialista, o problema é causado por problemas emocionais ou fatores genéticos

Segundo a especialista, o problema é causado por problemas emocionais ou fatores genéticos

Thinkstock

Por causa do frio é normal que se aumente a temperatura da água na hora do banho, porém, o que muitos não sabem, é que essa alteração pode intensificar a caspa, um problema que atinge entre 15 e 20 %da população.

De acordo com a dermatologista Angélica Pimenta, a caspa, nome popular da dermatite seborreica, é uma inflamação que provoca a descamação da pele, principalmente do couro cabeludo.

— A caspa também atinge as sobrancelhas, rosto, orelhas, e em alguns casos, há alteração da imunidade, atingindo o corpo todo, inclusive bebês e recém-nascidos.

Segundo a especialista, o problema é causado por problemas emocionais ou fatores genéticos e seus sintomas são a vermelhidão, coceira e ardência.

— Apesar de ser considerada uma inflamação de cunho genético, fatores emocionais, como estresse, desordens nutricionais e desequilíbrios hormonais, também provocam e intensificam a caspa.

Queda de cabelo, caspa e piolho? Conheça os tratamentos e outros problemas do couro cabeludo

No frio, a caspa tende a piorar devido a uma maior quantidade de secreção oleosa, conhecida como sebo, que é gerada pelas glândulas sebácea para compensar o ressecamento da pele. Por isso, o banho quente pode piorar o problema, já que a água quente estimula a produção de sebo.

— Enquanto uns higienizam os cabelos com a água muito quente, outros acabam lavando pouco os fios, e isso também auxilia para o aumento da caspa. Além disso, ingerimos mais carboidratos e alimentos gordurosos no frio, e isso também acentua o problema.

Homens têm mais chance de ter caspa, segundo dermatologista

Segundo a dermatologista, a descamação também é uma das principais causas da queda de cabelo nas estações frias. Isso porque quando as bases capilares inflamam, as pessoas coçam a região, fazendo com que haja uma maior queda.

— À medida que há um controle e redução da descamação, a alopecia provocada pela dermatite acaba. A caspa não tem cura, porém não é contagiosa e acomete somente pessoas com propensão a tê-la, independente da idade. Mas, é possível controlá-la

    Access log