Logo R7.com
RecordPlus

Diagnóstico precoce é o ‘melhor remédio’ para curar câncer, diz presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

Estudo mostra que 60% dos casos registrados de câncer colorretal foram detectados em estágios avançados

Saúde|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Estudo revela que 60% dos casos de câncer colorretal no Brasil foram diagnosticados em estágios avançados.
  • A presidente da SBOC, Angélica Nogueira, destaca a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura.
  • Falta de cobertura e programas de rastreio, como a colonoscopia, contribui para diagnósticos tardios.
  • Prevenção inclui dieta saudável, atividade física e exames regulares para evitar a doença.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nesta quinta-feira (27), dia nacional de combate ao câncer, a Fundação do Câncer divulgou o estudo “Câncer Colorretal no Brasil: o Desafio Invisível do Diagnóstico”. Segundo o levantamento, dos 177 mil casos da doença registrados em hospitais do país entre 2013 e 2022, mais de 60% tiveram diagnóstico em estágios avançados.

Também foi identificado que o avanço da doença e a demora no diagnóstico reduzem a possibilidade de cura. Em entrevista ao Conexão Record News, a presidente da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), Angélica Nogueira, chama a atenção para as baixas taxas de previsão primária e rastreio da doença no Brasil.


Rapidez no diagnóstico é ideal para o tratamento eficaz Reprodução/Record News

“Ter a doença localmente avançada, ou avançada, é uma regra para quase todos os tipos de câncer”. Segundo a especialista, há uma falha no rastreamento por uma carência de cobertura, apesar das “excelentes armas de prevenção”, como exames de pesquisa de sangue nas fezes ou colonoscopia.

“Não há um programa ainda de saúde pública de cobertura de colonoscopia, e aqui a gente precisa estruturar o rastreio do câncer de intestino, que é uma ferramenta para evitar a doença”, pontua. Nogueira destaca que o câncer é um problema em ascensão no país, onde 700 mil pessoas são diagnosticadas com a condição por ano.


Nesse sentido, o diagnóstico precoce é de suma importância para reduzir as taxas de mortalidade. “Não existe nenhum remédio melhor do que diagnosticar a doença inicialmente ou idealmente até evitá-la”, afirma a presidente. Ela cita estratégias de prevenção como dieta e atividade física, não fumar, consumo baixo de bebida alcoólica, uso de protetor solar, além dos exames preventivos.

“A mensagem central para um paciente com diagnóstico de câncer em 2025 é que a chance de cura aumentou de maneira muito significativa. E o conselho é que o paciente esteja conduzido por uma equipe especializada, multidisciplinar, idealmente dentro de uma clínica ou de um hospital especializado, onde ele vai ter as ferramentas ideais. Câncer hoje é uma doença curável”, conclui.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.