Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Dois novos tipos da Ômicron descobertos no Brasil podem estar por trás do aumento de casos

As variantes foram detectadas em Natal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e demonstram ser mais transmissíveis 

Saúde|Da Agência Brasil

As novas variantes foram denominadas Ômicron (BA.5-like) e Ômicron (BA.4-like)
As novas variantes foram denominadas Ômicron (BA.5-like) e Ômicron (BA.4-like)

O IMT (Instituto de Medicina Tropical) da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) detectou dois novos tipos de variantes Ômicron da Covid-19 que podem estar associados ao aumento de casos no Brasil, por serem mais transmissíveis.

As amostras foram coletadas em maio de pessoas na cidade de Natal. O estudo sequenciou geneticamente e analisou material coletado pelas unidades de saúde da prefeitura de Natal e pelo IMT, detectando a circulação das variantes Ômicron (BA.5-like) e Ômicron (BA.4-like).

A pesquisa foi feita com participação do Laboratório Getúlio Sales Diagnóstico e o Instituto Butantan.

De acordo com a diretora do IMT, Selma Jerônimo, as novas variantes indicam ser mais transmissíveis, em razão do aumento no número de pessoas infectadas com Covid-19 nas últimas semanas.

A diretora ressaltou a importância da vacina contra a Covid-19, para evitar a forma grave da doença, bem como orientou sobre o uso de máscaras em locais fechados, além das demais medidas de biossegurança, como a higiene frequente das mãos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.