Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda a contaminação que suspendeu lotes de chocolate Kinder ao redor do mundo

Na Europa, ao menos 150 casos de adoecimento por causa da bactéria 'Salmonella' estão associados aos produtos

Saúde|Do R7

Fabricante ressalta que produtos recolhidos não são vendidos no Brasil
Fabricante ressalta que produtos recolhidos não são vendidos no Brasil Fabricante ressalta que produtos recolhidos não são vendidos no Brasil

Às vésperas da Páscoa, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu a suspensão preventiva de lotes de chocolate Kinder (veja abaixo quais foram recolhidos na Europa) com suspeita de contaminação, mesmo que não sejam vendidos no Brasil.

O motivo decorre do registro de 156 casos de infecção pela bactéria Salmonella associados à ingestão dos produtos em dez países da União Europeia e no Reino Unido.

A agência brasileira justifica que a medida tem por objetivo evitar a importação dos produtos por pessoas físicas ou jurídicas.

A maioria dos casos ocorreu em crianças com menos de 10 anos, muitas delas hospitalizadas após comer ovos de chocolate ao lei com brinquedo dentro ou bombons ovais.

Publicidade

A própria gigante italiana Ferrero, dona da marca Kinder, reconheceu o problema e fez um recall de diversos lotes.

Identificou-se que o problema tinha origem em uma fábrica na cidade belga de Arlon, que produz cerca de 7% de todos os produtos Kinder que eram distribuídos para mais de 60 países, incluindo os da Europa, Estados Unidos, Argentina, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Cingapura, Hong Kong e México.

Publicidade

O foco de contaminação foi uma etapa do processamento de leitelho em um filtro de saída de dois tanques de matéria-prima. O local chegou a ser desinfetado no fim do ano passado, mas voltou a ter testes positivos para Salmonella em janeiro deste ano.

No último dia 8, autoridades da Bélgica determinaram o fechamento por tempo indeterminado da fábrica de Arlon. Em nota, a Ferrero pediu "sinceras desculpas" pelos casos de Salmonella.

Publicidade

O tipo detectado na fábrica foi a Salmonella typhimurium, que costuma causar vômito, cólicas, diarreia e febre acima de 39°C, podendo provocar bacteremia, quadro que se estende por mais de uma semana, com dor de cabeça, mal-estar e calafrios, mas sem diarreia.

Em alguns casos, especialmente em crianças, idosos, gestantes ou pessoas com sistema imunológico comprometido, essa infecção pode ser letal.

O tratamento é feito com suporte, como líquidos por via venosa e medicamentos antitérmicos e analgésicos, além de antibióticos.

Confira a lista de produtos que foram recolhidos pelas autoridades sanitárias na Europa:

Kinder Surprise Maxi 100 g

Kinder Surprise 1 x 20 g

Kinder Surprise 3 x 20 g (60 g)

Kinder Surprise 4 x 20 g (80 g)

Kinder Schokobons WHITE 200 g

Kinder Schokobons 200 g

Kinder Schokobons 125 g

Kinder Schokobons 300 g

Kinder Mix Peluche 133 g

Kinder Mix Advent Calendar 127 g

Kinder Mini Eggs Hazelnut 100 g

Kinder Mini Eggs Mix 250 g

Kinder Happy Moments 162 g

Em nota, a Ferrero Brasil reiterou que os produtos alvo de recall não são vendidos no Brasil, "portanto não há que se falar em retirada destes itens do país". A empresa disse ainda que lamenta a situação e que o episódio atinge "o cerne do que defendemos e tomaremos todas as medidas necessárias para preservar a total confiança de nossos consumidores".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.