Entenda como funciona a vacina 100% brasileira contra Covid, que entrou na fase final de testes
País publicou primeiro artigo científico que comprova a eficácia do imunizante
Saúde|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Foi publicado o primeiro artigo científico do Brasil que comprova a segurança da vacina brasileira contra a Covid, a SpiN-TEC. O imunizante está em sua fase final de estudos.
O imunizante foi desenvolvido pelo CT-Vacinas (Centro de Tecnologia de Vacinas) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em parceria com a Fundação Ezequiel Dias.
Leia mais
Os órgãos aguardam a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a fase final de estudos clínicos.
Em entrevista ao Conexão Record News, Gregório Almeida, líder da plataforma de imunologia clínica do CT-Vacinas e autor do artigo publicado, explica o funcionamento da vacina, que é diferente das outras disponíveis no país. “Ela ensina o sistema imune das pessoas a reconhecer esse vírus. Quando uma pessoa é infectada, nosso sistema imune já conhece o vírus, então ele é capaz de combater essa infecção”, diz.
A primeira etapa do desenvolvimento do imunizante envolvia testes em animais, antes da permissão para a realização de testes em humanos. “No ano de 2022 a gente conseguiu essa licença da Anvisa para realizar esse estudo em humanos e a gente iniciou esse estudo de fase um”, relata Almeida.
Os pesquisadores já finalizaram a segunda fase do desenvolvimento, que mostra a eficácia da resposta do imunizante. Na fase três, cerca de 4.500 voluntários serão recrutados para finalizar os testes.
Perguntas e Respostas
Qual é a primeira vacina brasileira contra Covid-19 e em que fase de testes ela se encontra?
A primeira vacina brasileira contra Covid-19 é a SpiN-TEC, que está em sua fase final de estudos. Foi publicado o primeiro artigo científico que comprova a segurança do imunizante.
Quem desenvolveu a vacina SpiN-TEC?
A vacina foi desenvolvida pelo CT-Vacinas (Centro de Tecnologia de Vacinas) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em parceria com a Fundação Ezequiel Dias.
Qual é a situação atual da aprovação da vacina?
Os órgãos responsáveis estão aguardando a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a fase final de estudos clínicos.
Como funciona a vacina SpiN-TEC?
Segundo Gregório Almeida, líder da plataforma de imunologia clínica do CT-Vacinas, a vacina ensina o sistema imunológico a reconhecer o vírus. Assim, quando uma pessoa é infectada, o sistema imunológico já conhece o vírus e pode combatê-lo.
Quais foram as etapas de desenvolvimento da vacina?
A primeira etapa envolveu testes em animais antes da autorização para testes em humanos. Em 2022, a Anvisa concedeu a licença para iniciar o estudo em humanos, que começou com a fase um. Os pesquisadores já finalizaram a segunda fase, que demonstrou a eficácia da resposta do imunizante.
Quantos voluntários serão recrutados para a fase três dos testes?
Na fase três, cerca de 4.500 voluntários serão recrutados para finalizar os testes da vacina.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
