Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espanha confirma os sete primeiros casos de varíola do macaco

País ainda tem 24 suspeitas da doença que estão em análise; governo já prepara compra de vacinas contra varíola tradicional

Saúde|Do R7, com Efe

Doença já havia sido confirmada nos EUA, Portugal e Reino Unido
Doença já havia sido confirmada nos EUA, Portugal e Reino Unido Doença já havia sido confirmada nos EUA, Portugal e Reino Unido

A Espanha confirmou hoje os sete primeiros casos de indivíduos com varíola do macaco. Até então, o país investigava mais de 20 suspeitas da doença, noticiou a imprensa local citando autoridades sanitárias.

Também subiu para 24 o número de casos suspeitos na capital, Madri, e nas ilhas Canárias. 

Em entrevista à agência de notícias Efe, a coordenadora da Unidade Internacional de Saúde do Hospital del Mar, em Barcelona, ​​Judith Villar, afirmou haver a expectativa de que, ao longo dos próximos dias, apareçam casos em outras comunidades.

Portugal, por sua vez, tem 14 confirmações da doença. Há o registro de cinco infectados no Reino Unido e de um nos Estados Unidos

Continua após a publicidade

O jornal El País diz que o governo espanhol está preparando a compra de milhares de doses de vacina contra a varíola tradicional, uma forma possível de evitar a disseminação do vírus da varíola do macaco, que é similar. 

Nesta tarde, a França anunciou que um caso suspeito de varíola do macaco foi detectado na região metropolitana de Paris. 

Continua após a publicidade

No Canadá, autoridades sanitárias de Montreal investigam 17 casos suspeitos da doença. O primeiro paciente infectado nos Estados Unidos havia viajado um pouco antes ao país vizinho.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou nesta quinta-feira (19) que a variante identificada no Reino Unido, o primeiro local a reportar um caso associado ao surto atual no continente, provoca doença mais leve que a varíola tradicional. 

"A varíola do macaco é uma doença viral rara, mas potencialmente grave, que normalmente começa como uma doença semelhante à gripe e com inchaço dos gânglios linfáticos e progride para uma erupção cutânea generalizada no rosto e no corpo. A varíola do macaco ressurgiu na Nigéria em 2017, após mais de 40 anos sem casos relatados. Desde então, houve mais de 450 casos relatados na Nigéria e pelo menos 8 casos exportados internacionalmente", explicam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.