Logo R7.com
RecordPlus

Especialista alerta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele

Doutor Alberto Julius Alves fala sobre o surgimento e a gravidade do melanoma; entenda

Saúde|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Prevenção contra o câncer de pele deve ser intensificada com a chegada do verão;
  • Exposição irresponsável ao sol e a câmaras de bronzeamento aumenta o risco de melanoma;
  • Diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura do câncer de pele;
  • Uso de protetor solar é recomendado antes da exposição solar intensa, mas não é necessário todos os dias.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Com o verão chegando, a atenção e cuidados para prevenção contra o câncer de pele, considerado o mais comum no Brasil, devem ser redobradas. Durante o último mês do ano acontece a campanha do Dezembro Laranja a fim de alertar a população sobre os riscos de uma exposição prolongada aos raios UV.

O doutor Alberto Julius Alves, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, explicou durante entrevista ao Hora News que o sol em si não é a fonte do problema e surgimento do câncer de pele, mas sim, a exposição irresponsável a ele e também às câmaras de bronzeamento, que liberam gradualmente radiação.


“A pessoa que não cuida da pele dela, ela vai gerando danos que vão se acumulando durante a vida. Durante a vida a gente pode comprar camisa nova, calça nova, mas a gente não tem pele nova para comprar”, enfatiza o especialista

PRINT RECORD NEWS- HORA NEWS - CANCER PELE Reprodução/RECORD NEWS

Além disso, o médico argumentou que o diagnóstico precoce pode potenciar a cura, já que em alguns casos o câncer de pele passa a ser algo além de “esteticamente feio” e se torna uma doença mortal como os melanomas — que é o tipo mais grave de câncer de pele que se manifesta como manchas, pintas ou sinais que mudam de cor, formato ou tamanho, podendo aparecer em qualquer parte do corpo.


“O melanoma é uma lesão que é preta e tem o ABCDE. A é uma lesão assimétrica, um lado não é igual ao outro, o B ela tem bordas irregulares, o C ela tem mais de uma cor, o D diâmetro acima de 6 milímetros e o E é de evolução”, explica Alberto Julius.

Segundo o doutor, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, não é necessário usar o protetor solar todos os dias, já que conforme destacado pelo especialista, a sensação do uso se torna incômoda: “Eu recomendaria quando você for ter uma exposição solar mais intensa, por exemplo, eu venho trabalhar a pé, quando eu saio de casa um pouco mais tarde eu vou me expor a raios solares, eu passo protetor solar nas áreas expostas. Quando eu vou pescar eu passo protetor solar no corpo inteiro, uso roupa UVA, UVB e uso chapéu também, então protetor solar ele ajuda muito e obviamente quando se vai para a praia”, diz.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.