Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estresse e má alimentação podem piorar a caspa

Condição não tem cura, mas tem tratamento, de acordo com especialista

Saúde|Do R7

Segundo especialista, o tratamento da caspa não é curativo e apenas trata dos sintomas
Segundo especialista, o tratamento da caspa não é curativo e apenas trata dos sintomas Segundo especialista, o tratamento da caspa não é curativo e apenas trata dos sintomas

Estresse, má alimentação, insônia e até ingestão excessiva de álcool podem piorar a caspa. De acordo com o professor de dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Marcus Maia, tais fatores reduzem a imunidade o que pode aumentar o problema.

Além disso, os dias frios e a ausência de sol, comum no inverno, também podem ajudar o quadro.

― Essa dermatite é hereditária e se manifesta ao longo da vida, podendo aparecer de forma menos intensa ou chegando a casos mais graves, que incluem vermelhidão, descamação e, às vezes, secreção com coceira intensa.

De acordo com o professor, a caspa não é contagiosa, porém pode ser um empecilho para a vida social do indivíduo.

Publicidade

― É preciso compreender que a caspa é uma afecção crônica da pele e não significa falta de cuidado com a higiene pessoal.

A dermatite é hereditária e se manifesta ao longo da vida, mas pode surgir logo nos primeiros dias após o nascimento com a chamada “crosta láctea” ― placas vermelhas e escamosas aderidas ao couro cabeludo.

Publicidade

― Nem sempre a dermatite seborreica está restrita ao couro cabeludo. É possível que ela se manifeste ao lado do sulco do nariz, na barba, na área genital, dentro do ouvido e na região dos olhos.

Queda de cabelo, caspa e piolho? Conheça os tratamentos e outros problemas do couro cabeludo

Publicidade

Dia frio pode piorar a caspa; entenda motivo

Apesar de não ter cura, o especialista explica que o tratamento é controlar os sintomas.

― O tratamento é sintomático, portanto não curativo, e a prescrição dos medicamentos varia de acordo com o paciente e a intensidade do problema. Muitas vezes é recomendada a troca periódica da medicação, sempre com a supervisão de um especialista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.