EUA: contatos vacinados de pessoas com Covid não precisam se isolar
Nova regra do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país vale para quem tenha dose de reforço
Saúde|Do R7
O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) atualizou, no domingo (9), as determinações de isolamento para quem teve contato com pessoas que tiveram teste de Covid-19 positivo.
A nova diretriz desobriga o isolamento de indivíduos que estiverem com o esquema vacinal completo, incluindo a dose de reforço.
Também estão dispensadas pessoas que tiveram diagnóstico de Covid-19 nos últimos 90 dias (confirmado por exame).
"Você deve usar uma máscara bem ajustada perto de outras pessoas por dez dias a partir da data de seu último contato próximo com alguém com Covid-19 (a data do último contato próximo é considerada o dia zero)", orienta o CDC.
A diretriz também inclui a necessidade de testagem cinco dias após o contato próximo com alguém confirmado para a doença.
Por outro lado, quem não está vacinado ou com esquema incompleto deve ser colocado em quarentena se manteve contato com alguém que teve teste positivo para Covid-19, afirma o CDC.
Caso não haja sintomas, o isolamento é pelo período de cinco dias. Já se a pessoa desenvolver qualquer sinal da infecção, deve ser testada e manter-se isolada por dez dias.