Saúde Europa indica reforço da vacina contra Covid para todos os adultos

Europa indica reforço da vacina contra Covid para todos os adultos

Aumento de infectados levou centro de controle de doenças a pedir a imunização; pessoas com mais de 40 anos são prioridade  

Agência EFE
Países europeus vão aplicar dose de reforço para conter aumento da Covid no continente

Países europeus vão aplicar dose de reforço para conter aumento da Covid no continente

Yara Nardi/Reuters - 24.11.2021

O ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças) fez um alerta sobre o alto risco de propagação da Covid-19 nas próximas semanas e aconselhou que todos os adultos recebam dose de reforço da vacina contra a doença, com prioridade para aqueles com mais de 40 anos.

A preocupação da organização é com uma maior quantidade de internações nos hospitais durante o inverno de pessoas que não passaram pelo processo de imunização, especialmente aquelas que integram grupos de risco.

O ECDC considera que a taxa atual de vacinação no continente será insuficiente para evitar a sobrecarga dos sistemas nacionais de saúde. "A Europa deve fechar os vazios de imunidade na população adulta e garantir uma cobertura efetiva e igualitária em todos os países e regiões", indicou o comunicado divulgado pelo centro.

A orientação do ECDC é que seja oferecida dose de reforço a todas as pessoas com mais de 10 anos, com priorização daqueles com mais de 40. O órgão, que tem sede em Estocolmo, capital da Suécia, ressaltou que, atualmente, menos de 70% de toda a população da União Europeia completou o esquema de vacinação e que as campanhas de imunização "evitaram mortes e reduziram as internações".

Diante da lentidão do processo e do fato de as vacinas demorarem algumas semanas para fazer efeito, o ECDC destacou a importância da manutenção de medidas como o uso de máscara e o distanciamento social.

"Motivar as pessoas a cumprir essas medidas é o mais importante agora, porque vamos em direção ao inverno e à temporada de festas, quando as pessoas viajam e se reúnem em espaços fechados", orientou. 

Últimas