Exagero: musculação praticada por "irmãos Hércules" pode afetar crescimento, afirma especialista
Os meninos, de dez e sete anos, malham cerca de duas horas por dia
Saúde|Do R7 com Balanço Geral
Conseguir um corpo bonito e definido é difícil para muita gente, mas não para Giuliano e Claudio Stroe. Os meninos de nove e sete anos de idade, respectivamente, são conhecidos como “Os meninos Hércules” devido às suas boas formas e à rotina pesada de...
Conseguir um corpo bonito e definido é difícil para muita gente, mas não para Giuliano e Claudio Stroe. Os meninos de nove e sete anos de idade, respectivamente, são conhecidos como “Os meninos Hércules” devido às suas boas formas e à rotina pesada de treinamento

Os meninos de sete e dez anos que apaceram musculosos em fotos nesta semana levantou a polêmica sobre musculação exagerada. Será que atividade física em excesso em crianças pode prejudicar seu desenvolvimento?
De acordo com especialistas, a musculação exagerada nesta faixa etária é extremamente perigosa.
Segundo o ortopedista Roberto Ranzini, a criança que faz atividade com uma sobrecarga muito grande danifica as cartilagens de crescimento.
― A criança não cresce tanto o quanto poderia. Além disso existe a possibilidade de lesões localizadas nas articulações dos braços.
Segundo o especialista, além de prejudicar o crescimento e provocar risco de lesões, o exagero nos exercícios pode provocar problemas cardíacos.
― A musculação é uma atividade que produz o aumento da pressão arterial, por isso o coração tem que fazer mais força, mas ele não bombeia uma quantidade maior de sangue, o que pode provocar até um ataque cardíaco.
Cientistas descobrem por que crianças ignoram o que acontece ao seu redor
O coordenador de academia Fabiano Lusuardi disse que a musculação na infância não faz mal se for feita na medida certa, sempre com equilíbrio, baixa intensidade e com acompanhamento de um profissional. Porém, ela é mais indicada para crianças que já fazem alguma atividade física, como natação, futebol ou vôlei.
― A musculação traz vários benefícios a criança, como o aumento da massa magra, diminuição do percentual de gordura, o risco de diabetes diminuiu. O aumento da densidade mineral óssea acontece desde que seja orientado por um profissional.
Atividade física é fundamentam para fortalecer ossos das crianças
Assista ao vídeo:



















