Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Excesso de vitamina B eleva risco de fraturas no quadril em mulheres

Estudo mostra que mulheres na menopausa que consumiam quantidade diária acima do recomendado tiveram risco aumentado em até 50%

Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

Suplementos vitamínicos podem conter doses elevadas de vitaminas B6 e B12
Suplementos vitamínicos podem conter doses elevadas de vitaminas B6 e B12

O consumo elevado das vitaminas B6 e B12 aumenta o risco de fraturas no quadril em mulheres que já estão na menopausa, segundo um estudo publicado pela revista científica JAMA Network (Jornal da Associação Americana de Medicina, na sigla em inglês).

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Oslo, reuniu 75.864 mulheres em menopausa nos Estados Unidos, e as acompanhou entre 1984 e 2014, fornecendo questionários sobre a dieta e a saúde. Durante esse acompanhamento, os pesquisadores puderam notar que, entre elas, 2.304 apresentaram fraturas no quadril.

Leia também: Três em cada quatro idosos que fraturam o fêmur têm osteoporose

Segundo a pesquisa, as mulheres que tiveram fraturas no quadril tinham idade média de 75 anos e ingeriam doses diárias das vitaminas B6 e B12 acima do prescrito. A ingestão recomendada é de 1,5mg de vitamina B6 e 2,4 micrigramas de vitamina B12 por dia.


O estudo ainda afirma que, quando ambas as vitaminas são cosumidas em quantidades acima do recomendado, o risco de fratura do quadril, nessas mulheres, aumenta em cerca de 50%.

Saiba mais: Cinco mitos e verdades sobre ossos quebrados


A vitamina B6 pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, e a vitamina B12 pode ser encontrada em produtos lácteos, carne, fígado, peixes e ovos.

Os pesquisadores ressaltam que pessoas saudáveis ​​devem ser cautelosas ao tomar suplementos vitamínicos, pois podem conter doses elevadas dessas vitaminas.

Por que a menopausa dá calor? Entenda os sintomas dessa fase:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.