Exercício de cinco minutos é o segredo da longevidade dos japoneses, apontam escritores
Prática é simples e rápida e ainda tem suas instruções transmitidas nas rádios japonesas, para ser praticada diariamente
Saúde|Do R7
Os japoneses são conhecidos pela sua longevidade. Em 2013, por exemplo, o país atingiu a marca de 54 mil idosos com 100 anos completos. E, de acordo com Héctor García e Francesc Miralles, o segredo para viver tanto tempo está em um exercício tradicional entre essa população: o ikigai. Eles são autores do livro Ikigai: O Segredo Japonês para uma Vida Longa e Feliz.
O portal CNBC Make It, do canal americano NBCUniversal, afirma que, para a obra, García e Miralles entrevistaram mais de cem das pessoas mais velhas da região de Okinawa, local com uma das maiores concentrações de centenários do mundo, para entender como era a rotina dessas pessoas.
Eles observaram que os japoneses praticavam um exercício rápido, de cerca de cinco minutos, diariamente — o rajio taisō.
"Mesmo os residentes da casa de repouso que visitamos dedicaram pelo menos cinco minutos todos os dias a isso, embora alguns fizessem os exercícios em na cadeira de rodas”, alegam os autores do livro.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O método, que se traduz como "exercícios de rádio", recebeu a denominação devido às trasmissões das instruções do exercício por essa mídia, em 1929.
Desde então, a técnica continua a ser disseminada pelas rádios japonesas e é praticada, inclusive, nas escolas, antes de as aulas começarem, e no ambiente de trabalho, antes do expediente.
Os autores descrevem os exercícios como de baixa intensidade, sendo um dos mais clássicos da rotina o ato de levantar os braços acima da cabeça e depois abaixá-los em um movimento circular.
Leia também
Veja abaixo um vídeo que instrui como o rajio taisō deve ser praticado:
"Pode parecer básico, mas, em nossa vida moderna, podemos passar dias sem levantar os braços acima das orelhas", afirmam García e Miralles em seu livro. Ainda, ioga e tai chi chuan foram descritas como outras atividades populares entre os idosos da Terra do Sol Nascente.