Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Farmacêutica japonesa firma parceria para aumentar produção da vacina contra a dengue

Laboratório indiano vai passar a produzir 50 milhões de doses por ano

Saúde|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília

A Qdenga foi incorporada ao SUS em dezembro
A Qdenga foi incorporada ao SUS em dezembro Renato Alves/ Agência Brasília - 08/02/2024

A farmacêutica japonesa Takeda anunciou uma colaboração com a BE (Biological E. Limited), uma empresa farmacêutica sediada na Índia, com o objetivo de impulsionar a produção da Qdenga, a única vacina contra a dengue aprovada no Brasil para uso em uma ampla faixa etária, de 4 a 60 anos.

De acordo com o comunicado divulgado, a BE se comprometeu a fabricar até 50 milhões de doses da Qdenga por ano, o que contribuirá para a Takeda alcançar a meta de fornecer 100 milhões de doses anualmente até 2030. Estas futuras doses adicionais estarão disponíveis para aquisição pelos governos de países endêmicos, a fim de apoiar os programas nacionais de imunização.

A parceria foi estabelecida com o propósito específico de fornecer doses para programas nacionais de vacinação, visando proteger as populações mais vulneráveis. “Essas doses serão, ao final, disponibilizadas para aquisição por governos de países endêmicos até 2030, no mais tardar, para apoiar programas nacionais de imunização”, destacou o laboratório Takeda.

A Qdenga foi incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde) em dezembro do ano passado e iniciou sua distribuição neste mês para 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde, para a imunização de crianças e adolescentes. A seleção desses municípios foi necessária devido à quantidade limitada de doses disponibilizadas pelo fabricante.

Com o anúncio da parceria entre a Takeda e a BE, espera-se que mais cidades brasileiras possam ser contempladas e que outros grupos também possam ser imunizados contra a dengue.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.