Febre amarela: vacinação em São Paulo se estende para toda a cidade
Todos os postos de saúde da capital oferecerão a vacina a partir de segunda-feira (19) sem a necessidade de senha; SP tem quase 50% da meta cumprida
Saúde|Gabriela Lisbôa, do R7
A partir de segunda-feira (19), todos os paulistanos vão poder se vacinar contra a febre amarela.
A terceira fase da campanha de vacinação fracionada vai incluir todas as unidades de saúde da capital.
No total, 466 salas de vacina em 96 distritos aplicarão as doses fracionadas contra a febre amarela até o dia 30 de maio.
São Paulo encerra a segunda fase da campanha nesta sexta-feira (16) com quase 50% da meta cumprida. Desde setembro do ano passado, 5,8 milhões de pessoas foram vacinadas contra a febre amarela.
Agora, a nova meta é vacinar 95% dos moradores da capital até o fim do primeiro semestre.
Leia mais: Saiba quem não pode tomar vacina contra a febre amarela
Leia mais: Saiba o que fazer em caso de reação à vacina contra a febre amarela
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, as vacinas estarão disponíveis por mais de dois meses, em número suficiente para todos os moradores, por isso, não há motivo para correria ou formação de grandes filas.
"Não há motivo para pânico ou formação de filas de madrugada, pois a dose estará disponível para todos e por um período razoável de tempo. Já conseguimos uma boa cobertura em regiões como a Norte e Sul e esperamos ampliar a imunização nas outras áreas da cidade com a expansão da campanha", explica.
Nesta terceira fase, não vai acontecer a distribuição de senhas nas residências. Para receber a vacina, o usuário deverá comparecer à uma unidade básica de saúde com documento de identificação e, se possível, o cartão SUS e de vacinas.
Caso alguma unidade receba mais pessoas do que é capaz de atender, aí sim, poderão ser distribuídas senhas, mas isso vai ficar à critério de cada UBS.
Onde tomar a vacina contra a febre amarela
Todas as unidades de saúde da capital participam da campanha. Cada pessoa deve comparecer na unidade mais próxima de casa.
Na dúvida, é possível consultar qual a UBS mais próxima no Busca Saúde, um site criado pela prefeitura onde é possível visualizar um mapa com todas as unidades. Basta digitar o endereço de casa para ver qual fica mais perto.
Plantão de Vacinação neste sábado
Durante o sábado (17), 59 unidades de saúde de São Paulo estarão abertas em esquema de plantão para vacinar moradores de todas as regiões da cidade. As UBS vão funcionar em três esquemas de horários diferentes: entre 8h e 17h, entre 7h e 14h ou entre 7h e 19h.
Clique aqui para saber quais são as unidades e os horários em que estarão abertas
Dose fracionada
A campanha continua seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde de aplicar doses fracionadas, de 0,1ml. De acordo com a OMS, essas doses são capazes de proteger um indivíduo por, pelo menos, 8 anos.
A dose padrão de 0,5ml continua sendo aplicada em situações especiais, como pessoas com condições clínicas especiais, gestantes, viajantes internacionais e crianças entre nove meses e dois anos.
Veja quais são as diferenças entre febre amarela, dengue, gripe, zika e chikungunya: